História do Brasil: a República Velha

Primeiro período da República Brasileira

República Velha: esse assunto é extremamente cobrado pelas principais provas do país

O termo “República Velha” é usado para definir o primeiro período da República Brasileira, o qual inclui duas fases: a República da Espada e a República Oligárquica.

A República Velha é abordada com grande frequência por perguntas de história do Brasil, principalmente nos concursos públicos, nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa forma, para que você consiga estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje preparou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a República Velha.

República Velha: definição 

A primeira fase da República do Brasil recebe o nome de República Velha. O período se inicia com a Proclamação da República por Deodoro da Fonseca no dia 15 de novembro de 1889 e vai até o ano de 1930, com o fim do governo de Washington Luís e o início do governo de Getúlio Vargas.

Ao todo, a República brasileira é dividida em:

  • Primeiro Período: República Velha (1889-1930)
  • Segundo Período: Era Vargas ou República Nova (1930-1945)
  • Terceiro Período: República Contemporânea (1945-dias atuais)

República Velha: Primeiro Período (1889-1894)

A República Velha começa com a chamada República da Espada. O nome desse primeiro período ocorre devido ao aspecto militar dos dois presidentes do Brasil nessa fase: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto.

Deodoro inicia um governo provisório logo após a proclamação. Quando em 1891, a primeira Constituição da república é promulgada, Deodoro é eleito pelo Congresso e se torna o primeiro presidente do Brasil. Floriano Peixoto é o seu vice.

O governo foi marcado por divergências e muita oposição. No mesmo ano, Deodoro renuncia e Floriano assume o cargo, mas Floriano Peixoto enfrentou uma série de revoltas. O seu governo perduraria até o ano de 1894.

República Velha: Segundo Período (1894-1930)

Como dito anteriormente, a República Velha engloba duas fases. A segunda delas ficou conhecida como República Oligárquica, ma vez que a presidência, nessa época, era dominada pelas oligarquias.

A República Oligárquica também ficou conhecida como República do Café com Leite, já que nesse período os presidentes eleitos eram do Partido Republicano Paulista (PRP) ou do Partido Republicano Mineiro (PRM).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.