História das Religiões: Budismo

Surgimento do Budismo: um resumo

O budismo é uma das religiões mais antigas de toda a história e possui as suas raízes na Índia Antiga

Esse assunto pode aparecer em diversas questões de história e de filosofia. Assim, é fundamental que você domine os principais tópicos do budismo para garantir um alto desempenho em suas provas.

Budismo: Introdução 

O budismo é uma doutrina filosófica e espiritual que surgiu na Índia, no início do século VI a.C. O principal preceito dessa religião é a busca pelo fim do sofrimento de cada pessoa.

Budismo: Origem

Entre os  séculos V e IV a.C., Siddh?rtha Gautama, conhecido como Buda, começou a compartilhar o caminho que havia sido por ele idealizado para alcançar colocar um fim ao sofrimento humano. Assim, a sua doutrina se consolidou no país e se expandiu para outros locais, principalmente aqueles do leste asiático. As principais ideias de Buda, na época, se relacionavam com as crenças do hinduísmo e, dessa forma, se tornavam uma filosofia que poderia se adaptar facilmente a cada região onde se instalava, bem como a cada indivíduo que desejasse seguí-la, aspecto que explicaria a sua rápida difusão.

Budismo: Buda

Buda, termo que, em hindu, significa “o iluminado”, não pode ser considerado, dentro do budismo, como um ente particular, mas sim como um título dado para um mestre budista que alcançou a realização espiritual da doutrina.

Siddhartha Gautama, príncipe da dinastia indiana de Sakia, é considerado o primeiro Buda. Gautama nasceu no ano de 563 a.C. e deixou toda a sua vida de monarca para trás, com o objetivo de se dedicar à vida espiritual.

Budismo: Características 

Buda criou a chamada “regra de ouro”, que afirma: “Tudo o que somos é resultado do que pensamos”, ressaltando a importância da meditação. Além disso, os adeptos do budismo não cultuam deuses e também não conhecem a existência de hierarquia religiosa. Dessa maneira, a doutrina se apresenta muito mais como uma busca individual do que como uma religião aos moldes tradicionais.

Ainda, o budismo possui uma série de ensinamentos que tem como objetivo guiar o indivíduo no processo de desapego dos defeitos próprios da humanidade: raiva, ciúme e inveja. O adepto do budismo também busca, ao mesmo tempo, o desenvolvimento de boas qualidades, como a generosidade e o amor. Para atingir essas duas metas, os budistas praticam a meditação. Nesta, o Nirvana é o estágio ideal, o auge do autoconhecimento e da iluminação.

Podemos afirmar também que os budistas acreditam na existência do Carma e afirmam que, devido à esse, as boas e as más ações podem trazer consequências para os indivíduos em seus próximos renascimentos.

Por fim, os adeptos do budismo acreditam na existência de quatro verdades. São elas: 

  • A vida é sofrimento.
  • O sofrimento é fruto do desejo humano. 
  • O sofrimento pode acabar somente com o fim do desejo.
  • Podemos alcançar o fim do sofrimento através dos ensinamentos de Buda.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.