História Antiga: o governo de Teodorico

Um resumo completo sobre o governo de Teodorico

O governo de Teodorico: um resumo sobre o assunto

Teodorico, o Grande, conhecido também como Teodorico I, foi rei dos ostrogodos e também rei da Itália a partir do ano do 493. o monarca é considerada um dos maiores governantes da Antiguidade.

O seu governo é assunto de questões de história geral dentro de provas muito relevantes do Brasil, como os vestibulares e a prova do ENEM

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o governo do rei Teodorico. Vamos conferir!

Teodorico, o Grande: biografia

A origem do rei italiano Teodorico é pouco conhecida. Contudo, historiadores da atualidade acreditam que o monarca teria vivido parte de sua infância na cidade de Constantinopla.

Teodorico nasceu no ano de 454 e era filho do rei dos ostrogodos Teodomiro e de Erelieva. A morte do monarca aconteceu em 526 e gerou grandes consequências para a política europeia da época.

Teodorico, o Grande: governo

Teodorico foi o responsável pela formação do maior principado germânico pertencente ao território em que um dia esteve o Império Romano do Ocidente.

O seu reinado ocorreu predominantemente no local em que hoje está a Bulgária, território que antes era governado por Teodomiro, o seu pai, até a sua morte em  471. Posteriormente, a conquista de muitos territórios na Itália faria com que Teodorico se tornasse o rei da península.

Apesar de ser subordinado politicamente ao Império Romano do Oriente, o monarca foi considerado a maior autoridade do Ocidente na época. A paz mantida na região aconteceu principalmente porque Teodorico respeitava as tradições do império e mantinha romanos e godos separados socialmente. Com isso, ele foi capaz de manter a convivência pacífica do arianismo com o cristianismo.

Porém, não podemos pensar que o governo de Teodorico aconteceu somente com harmonia e paz. Os confrontos com a Igreja Católica, por exemplo, ocasionaram a prisão do papa João I. Além disso, deve-se mencionar também que o soberano foi responsável pela elaboração de uma série de sentenças com o objetivo de manter a mesma lei para os dois povos, o que não agradou todos os habitantes do império. 

Teodorico, o Grande: sucessão

Após a morte de Teodorico na cidade italiana de Ravena, o seu substituto foi Atalarico, seu neto, que governou entre os anos de 526 a 531.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.