História: 4 filmes que mostram os bastidores das máfias

Grupos criminosos marcaram épocas e participaram de histórias recentes de algumas nações. Entender o contexto por trás de uma máfia em obras cinematográficas pode te ajudar a entender alguns períodos e culturas de alguns locais que podem te auxiliar em provas como a do Enem

Dessa maneira, separamos uma lista com filmes de máfias que retratam como funciona o sistema e os percalços de viver no meio fio, veja!

Dicas de filmes sobre máfia

Selecionamos filmes históricos que mostram o contexto histórico das máfias em algumas sociedades durante o século XX. Veja!

O Poderoso Chefão (1972)

Primeiro da aclamada trilogia, o filme conta a história da família Corleone em 1945, comandada pelo chefe da máfia de italiana de Nova York, Don Corleone.

Conhecido também como “padrinho” por apadrinhar muitas pessoas, por acabar realizando diversos “favores” importantes, em troca de favores futuros.

No entanto, uma máfia busca levar o comércio de drogas para a cidade, contudo, os Corleone são contrários a idéia. Por conta disso, passam a sofrer atentados, inclusive o líder Don Corleone.

O filho de Don Corleone, Michael um militar que nunca se envolveu com a máfia, por isso resolve assumir os negócios da família, enquanto o pai está com a saúde debilitada.

A saber, o filme tornou-se um clássico do cinema. Os dois filmes seguintes também foram aclamados pela crítica.

Os Intocáveis (1987)

Chicago dos anos 30 tem dono, Al Capone, o chefe do crime construiu um império com bebidas alcoólicas. Contudo, o policial Eliot Ness tenta a todo custo prender o criminoso.

Ademais, muitas das suas tentativas são frustradas por conta da corrupção espalhada na policia local. Por isso o agente recruta policiais que não são corruptos para combater a máfia de Al Capone.

Os Bons Companheiros (1990)

 O longa conta a história de Henry Hill um garoto de Nova York que sonha em ser mafioso, por isso começa logo cedo a cometer pequenos crimes, além disso ele é sempre protegido por Jimmy, um criminoso que vem ganhando espaço na cidade. 

Com o passar do tempo Henry torna-se um criminoso cada vez mais ambicioso, ou seja, vai evoluindo na criminalidade envolvendo-se em grandes golpes, além de começar a se envolver com o narcotráfico, grandes assaltos, ganhando muito dinheiro.

No entanto, entra no radar dos federais, dessa forma o jogo pode mudar a qualquer momento.

Scarface (1983) 

O longa conta a história de Tony Montana, um criminoso cubano que chega aos Estados Unidos, após conseguir exílio por matar um oficial cubano, no entanto, ele logo começa a trabalhar para um chefão das drogas.

Ademais, sua ascensão na máfia é meteórica e ele acaba tornando-se o chefe da máfia depois de assassinar o antigo líder. Dessa maneira, Tony torna-se o maior traficante da Flórida e um dos maiores dos EUA.

Contudo, grandes poderes também atraem a atenção da polícia e de criminosos rivais. 


E então, você já assistiu algum desses filmes? Eles ajudam a entender a atuação das maiores máfias do mundo e a relação com a criminalidade, o tráfico de armas e de drogas, etc.

Leia também – 4 filmes para conhecer a vida de pintores famosos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.