Hábitos para melhorar a memória
Você sabia que existem hábitos para melhorar a memória? E que, na prática, eles são super simples e fáceis de aplicar no dia-a-dia? Pois é! Com pequenas mudanças cotidianas você já conseguirá melhores resultados nas suas provas escolares, e até mesmo no seu trabalho. Quer saber como? Então acompanha o nosso conteúdo abaixo.
Hábitos para melhorar a memória
Veja abaixo 5 hábitos simples para melhorar a sua memorização:
1- Mantenha o seu cérebro sempre bem nutrido
É indispensável manter a boa nutrição do seu cérebro. Pois assim como o nosso corpo precisa de uma alimentação equilibrada para termos energia, a nossa mente também precisa de nutrientes para funcionar bem.
Desse modo, sempre prefira alimentos mais naturais e orgânicos, incluindo preparos com gorduras boas e antioxidantes, como por exemplo, com chia, salmão, atum, alimentos ricos em ômega 3, etc. Mantenha sempre uma dieta balanceada e fuja de gorduras trans e alimentos industrializados.
2- Respeite o tempo de saturação
Você sabia que nosso cérebro tem um tempo de “saturação” para absorver novas informações? Passado este período, a tendência é de que o foco diminua, como se fosse uma forma de “aliviar” a quantidade de energia posta na aprendizagem.
Por isso, você deve respeitar o tempo de saturação que varia de 45 a 50 minutos consecutivos. Estude de maneira focada por este tempo e dê uma pausa, para assim a sua mente assimilar tudo que vem sendo estudado.
Você pensou que as aulas eram divididas nesses minutos por acaso? É claro que não!
3- Melhore a qualidade do seu sono
Quando dormimos, o nosso cérebro faz uma verdadeira faxina em nossas memórias e em tudo que está ali armazenado. Por isso, dormir bem é essencial para garantir a organização das memórias de longo prazo. Além disso, há estudiosos que apontam que dormir logo após estudar pode ajudar na memorização. Experimente.
4- Pratique atividades físicas diariamente
As atividades físicas também são indispensáveis quando o assunto é hábitos para melhorar a memória. Isso acontece por simples motivos:
- O exercício leva mais oxigênio para o cérebro.
- A circulação sanguínea melhora, nutrindo mais a nossa mente com vitaminas, nutrientes e componentes essenciais para a boa memorização.
- Sentimos mais prazer e bem-estar, sendo estes fatores indispensáveis para a saúde mental e o funcionamento do cérebro como um todo.
5- Pratique atividades que estimulam o seu cérebro
Por fim, não podemos nos esquecer que um dos principais hábitos para melhorar a memória é exercitar o nosso cérebro.
Para isso, atividades cognitivas são requeridas. Elas irão estimular as sinapses e o desenvolvimento neuronal, impactando diretamente na sua concentração e foco, além de trazer muitos benefícios para a sua memorização.
Dentre as atividades mais interessantes, podemos citar:
- Ler livros diversos, especialmente 2 ao mesmo tempo;
- Se divertir com jogos e tarefas como quebra-cabeça;
- Apostar em palavras cruzadas e jogos de adivinhação;
- Investir em jogos de lógica, até mesmo como o Candy Crush (desde que na medida e no tempo adequado para não tornar-se dependente, ok?);
- Entre outras atividades de cognição e lógica.
Viu só como os hábitos para melhorar a memória são mais simples do que imaginamos? Pratique-os e tenha uma vida mais saudável e feliz!