Como mudar hábitos para melhorar as notas

Notas insuficientes desanimam bastante, mas podem ser melhoradas se você tomar certas atitudes. Conheça quais!

É decepcionante receber notas baixas em provas. Contudo, você não precisa se deixar abater por um contratempo.

Mesmo que tenha sido uma oportunidade de melhorar sua vida, como um concurso público, por exemplo, sempre há tempo para transformar para alcançar as metas no futuro.

Quando ainda dá tempo de melhorar as notas

Se você recebeu notas baixas em trabalhos da faculdade, escola ou então não alcançou a pontuação desejada em simulado do ENEM, por exemplo, ainda há tempo para correr atrás do prejuízo.
Reúna todas as suas dificuldades que lhe renderam as notas baixas. Preste atenção nestes pontos fracos para estudá-los com mais determinação. Se possível, tire dúvidas com um professor. Caso não tenha, busque vídeo-aulas ou então converse com algum colega que esteja estudando para a mesma meta.

Em tempos de pandemia, você pode criar um grupo de estudos para trocar informações sobre as matérias estudadas de forma online. Discuta sobre a prova, anotações e pontos de vista diferentes do seu.

Além disso, melhore as habilidades de memória. Existem muitas técnicas para melhorar sua memória. Encontre um que seja melhor para você e para o material que está estudando.

Melhorar o desempenho no próximo ano / semestre

Você acabou de receber suas notas das provas finais da faculdade e percebeu que pegou uma DP (dependência). Ou então viu que não foi aprovado no concurso que tanto almejava passar. Ou talvez tenha tirado uma nota insuficiente no ENEM.

Bom, nesse caso, você deve se preparar para melhorar os seus hábitos de estudo para então potencializar seus resultados para o próximo semestre, ano ou a próxima avaliação.

  • Mantenha um diário de atribuições para identificar pontos fortes e fracos.
  • Organize seu material e estabeleça um bom espaço de estudo.
  • Tente usar marca texto e post-its coloridos para motivar sua organização.
  • Identifique seu estilo de aprendizagem pessoal. Isso é fundamental para melhorar seus hábitos de estudo. Não perca seu tempo usando métodos de estudo ineficazes par você.
  • Reveja a sua rotina de aprendizagem. Elimine atividades que não o ajudam a alcançar seus verdadeiros objetivos, como um curso sobre um assunto que você já domina bem, por exemplo. Dedique-se às matérias que estão em déficit.
  • Melhore suas habilidades de escrita e leitura. Muitos estudantes se dão mal às vezes, pois não estão em dia com a compreensão de textos e nem com a elaboração de respostas / redações conforme as normas.

Como estão as suas notas? Elas precisam melhorar? Então siga as dicas para dar um up e conquistar suas metas!

Leia também – 4 exercícios físicos simples para melhorar o desempenho de estudantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.