Planejamento financeiro e o mapeamento de sua situação atual
O planejamento financeiro pessoal pode ser feito a partir de um mapeamento de sua situação para que possa verificar qual é a melhor ação mediante suas finanças.
Sendo assim, para que você faça esse mapeamento é importante que verifique sua rotina, separando seus custos fixos de seus custos variáveis.
Alimente novos hábitos financeiros e inclua a poupança na sua rotina
Dessa forma, poderá direcionar valores para uma poupança, ainda que sejam valores baixos, pois em um primeiro momento é importante que você alimente novos hábitos financeiros, ao passo que a poupança seja um desses hábitos.
Dessa maneira, o planejamento financeiro pessoal se torna algo natural, embora no primeiro momento seja necessário que você faça um controle de rotina.
Controle feito por um aplicativo de finanças
Esse controle pode ser feito por um aplicativo de finanças, ou ainda você pode utilizar uma planilha de excel ou até mesmo anotar em um caderno, o que importa é que você faça um controle de seus gastos de rotina, para que possa verificar quais são as ações que podem ser tomadas dentro da sua situação.
Trocas viáveis financeiramente
Por exemplo, você pode realizar trocas inteligentes no que diz respeito às finanças. Como o cartão de crédito tarifado pode ser trocado por um cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, você pode fazer o mesmo tipo de troca com a sua conta corrente.
Uma vez que os bancos fornecem contas digitais e você não perde a usabilidade dos produtos financeiros. Além disso, você pode cancelar uma TV a cabo e assinar um streaming, dentre outras trocas pertinentes em sua rotina.
Valores baixos economizados e novos hábitos viabilizados
Certamente, os valores economizados serão baixos, porém você deve direcionar tais valores para uma poupança, pois ainda que sejam valores baixos, é fundamental que você tenha esse controle de modo que tais valores sejam viabilizados como fatores econômicos.
Tenha disciplina e constância para que seus novos hábitos se tornem orgânicos
Assim você irá alimentar hábitos econômicos de maneira natural. Por isso, o foco do seu planejamento financeiro deve ser em seus hábitos. Uma vez que você tenha a economia dentro da sua rotina, será mais fácil viabilizar uma poupança e amparar seus próprios projetos pessoais.
No entanto, entenda que nenhuma mudança precisa ocorrer de forma linear. Porém, o importante é que você tenha disciplina e constância para que seus novos hábitos se tornem orgânicos.