Guerras Púnicas: como o assunto poder ser cobrado na prova do ENEM?

Descubra como o tema pode ser abordado pelo ENEM

Guerras Púnicas: entenda como o tema pode cair no ENEM

O termo “Guerras Púnicas” é usado para denominar uma série de conflitos que atingiram profundamente toda a história do século III a.C..

O tema é cobrado com frequência em questões de história geral, principalmente na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão da prova do ENEM sobre as Guerras Púnicas. Confira!

Guerras Púnicas: questão do ENEM

(ENEM – 2020) Com efeito, até a destruição de Cartago, o povo e o Senado romano governaram a República em harmonia e sem paixão, e não havia entre os cidadãos luta por glória ou dominação; o medo do inimigo mantinha a cidade no cumprimento do dever. Mas, assim que o medo desapareceu dos espíritos, introduziram-se os males pelos quais a prosperidade tem predileção, isto é, a libertinagem e o orgulho.

SALÚSTIO. A conjuração de Catilina/A guerra de Jugurta. Petrópolis: Vozes, 1990. Adaptado.

O acontecimento histórico mencionado no texto de Salústio, datado de I a.C., manteve correspondência com o processo de

A) demarcação de terras públicas.

B) imposição da escravidão por dívidas.

C) restrição da cidadania por parentesco.

D) restauração de instituições ancestrais.

E) expansão das fronteiras extrapeninsulares.

Análise:

A alternativa correta para a questão do ENEM é a letra E.

No texto de Salústio vemos a representação de um conflito entre Roma e Cartago durante as Guerras Púnicas. Os conflitos, motivados também por questões econômicas, se iniciaram no ano de 264 a.C. e terminaram somente no ano de 146 a.C..

Como a principal consequência do embate mencionado, podemos destacar o início de um período de expansão das fronteiras extra-peninsulares. 

Cartago seria  oficialmente destruída no ano de 146 a.C., consolidando a hegemonia romana em todas os territórios que estavam sob domínio cartaginês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.