Guerra Fria: resolução comentada de exercícios

Confira!

Guerra Fria: análise de exercícios

O termo “Guerra Fria” é utilizado para definir o a conflito que aconteceu entre os anos de 1947 e 1991 e que foi marcado pela divisão do mundo em duas partes: o bloco socialista e o bloco capitalista.

A Guerra Fria é extremamente abordada por questões de história geral e de geografia dentro das principais provas do país, como os vestibulares e a prova do ENEM.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe a resolução comentada de exercícios sobre o tema. Vamos conferir!

Guerra Fria: análise de questão da Unesp

(UNESP – 2018) A participação norte-americana na Guerra do Vietnã, entre 1961 e 1973, pode ser interpretada como

a) uma ação relacionada à defesa da liberdade, num contexto de expansão do anarquismo nos continentes asiático e africano.

b) um recuo na política de boa vizinhança que caracterizou a ação diplomática e comercial dos Estados Unidos após a Segunda Guerra.

c) a busca de recursos naturais e fontes de energia que ampliariam a capacidade de produção de armamentos nos Estados Unidos.

d) o esforço de contenção da influência soviética sobre a China, o Japão e os países do Sul e Sudeste asiático.

e) um movimento dentro da lógica da Guerra Fria, voltado ao fortalecimento da posição geoestratégica dos Estados Unidos.

Análise:

A resposta correta para a questão do vestibular da Unesp, Universidade Estadual Paulista, é a letra E, que afirma a intenção dos Estados Unidos de agir dentro da Guerra do Vietnã como parte do fortalecimento da ideologia capitalista e do país durante a Guerra Fria.

Guerra Fria: análise de questão da UECE

(UECE – 2018) No ano de 1963, John F. Kennedy proferiu um discurso na cidade de Berlim. Com um charmoso sotaque americano, ele disse a frase que entrou para a História: “Há dois mil anos o maior orgulho era poder dizerse: Civis Romanus Sum [Sou cidadão romano]. Hoje, no mundo livre, o maior orgulho é poder dizer-se Ich bin ein Berliner [Sou um berlinense]”. A visita do presidente americano a essa cidade ocorreu em um contexto difícil, iniciado em 1961, com a construção do muro que significou a:

a) materialização da Guerra Fria em Berlim.

b) idealização do desenvolvimento capitalista alemão.

c) efetivação da expansão comunista europeia em Berlim.

d) marca da superioridade expansionista alemã.

Análise:

A alternativa correta para a questão é a letra A.

A construção do Muro de Berlim foi um dos principais eventos dentro da Guerra Fria. O Muro se tornaria, posteriormente, um símbolo da materialização da Guerra Fria na Alemanha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.