Guerra Civil Moçambicana: um resumo completo

Entenda o que foi o conflito

Guerra Civil Moçambicana: aquilo que você precisa saber

O termo “Guerra Civil Moçambicana” é usado para definir um conflito civil que começou no ano de 1977.

O assunto pode ser cobrado por questões de história geral dentro dos mais variados vestibulares e também dentro da prova do ENEM.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre a Guerra Civil Moçambicana.

Guerra Civil Moçambicana: introdução

A Guerra Civil Moçambicana foi um embate que começou no ano de 1977, depois do fim da Guerra de Independência do país, e terminou em 1992.

Guerra Civil Moçambicana: antecedentes históricos

No início do ano de 1960, as colônias portuguesas na África, incluindo Moçambique, foram impactadas com mudanças impostas após o enfraquecimento do Salazarismo, regime vigente em Portugal, e por novas diretrizes políticas e econômicas.

A população de Moçambique foi extremamente prejudicada e perdeu o direito de se desenvolver com essa nova realidade imposta pelos portugueses. Com o passar dos anos, a revolta do povo cresceu e os indivíduos prejudicados se uniram em grandes manifestações. Essas se tornariam, posteriormente, movimentos pela reivindicação de seus direitos.

Guerra Civil Moçambicana: FRELIMO

O FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) é um exemplo desses movimentos. O grupo começou a lutar em 1964 com o objetivo de instalar um novo governo no país, destituindo aquele português.

O conflito armado promovido pelo FRELIMO teve início em setembro de 1964 e terminou somente dez anos depois. A luta alcançou vitórias e conquistou alguns territórios que se tornaram zonas libertadas do controle de Portugal.

Guerra Civil Moçambicana: eclosão

Após o fim do combate, a independência de Moçambique foi oficialmente declarada em 25 de junho de 1975. Apesar da grande conquista do povo local, o país tinha uma população de 90% de analfabetos e sofreu com uma grave crise financeira depois do fim dos combates.

Dessa forma, a economia da nação recém-independente entrou em colapso e a situação foi agravada por uma guerra civil entre o partido do Governo à Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) e um movimento apoiado pela África do Sul e pela Rodésia: era o início da Guerra Civil Moçambicana.       

Na década de 1980, Moçambique sofreria graves consequências provocadas pela guerra, como a fome e a morte de aproximadamente um milhão de pessoas. Além disso, mais de quatro milhões de pessoas fugiram do país durante a Guerra Civil Moçambicana.

Guerra Civil Moçambicana: desfecho

O acordo de paz envolvendo a FREMILO e a RENAMO aconteceu no dia 4 de outubro de 1992 e foi o responsável por colocar um fim na Guerra Civil Moçambicana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.