Gripe Espanhola: esse assunto vai cair nas suas provas!

A Gripe Espanhola, também conhecida como “Gripe de 1918”, foi uma das piores pandemias da história da humanidade.

Gripe Espanhola: resumo completo para suas provas!

O termo “Gripe Espanhola” é usado para denominar uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. O assunto possui uma importância muito grande, uma vez que essa doença não afetou somente o Brasil, mas sim todo o mundo.

O tema é cobrado com muita frequência em questões de história geral de vestibulares e também da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, é fundamental que você domine todos os tópicos que envolvem a Gripe Espanhola para garantir um bom desempenho nas suas provas. Confira o resumo que separamos para você a seguir.

Gripe Espanhola: introdução

A Gripe Espanhola, também conhecida como “Gripe de 1918”, foi uma das piores pandemias de toda a história da humanidade.

A pandemia começou no ano de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, e foi responsável pela morte de cerca de 60 milhões de pessoas. No Brasil, ela também foi muito fatal, matando mais de 35 mil pessoas.

Gripe Espanhola: contexto histórico

A Gripe Espanhola recebeu o nome de “Espanhola” pois a Espanha foi o primeiro país do mundo a noticiar a doença. Porém, a doença começou, na verdade, na França. As péssimas condições em que viviam os soldados permitiram que a doença se espalhasse rapidamente por todo o mundo.

Gripe Espanhola: características 

A Gripe Espanhola era uma doença com um alto índice de mortalidade.

Os doentes sentiam febre alta, dores no corpo e dificuldade respiratória. Porém, em poucos dias os pulmões enfrentavam problemas e a circulação do corpo ficava comprometida. O quadro evoluía para a hemorragia, levando a óbito.

Gripe Espanhola: no Brasil

Estudiosos afirmam que a doença chegou no Brasil por meio de navios ingleses. Em 1918, o comércio brasileiro foi paralisado.

Além disso, é importante destacar que a doença levou um dos presidentes do Brasil a óbito: Rodrigues Alves.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.