Grafologia no Recursos Humanos

O que é a Grafologia?

A grafologia, também conhecida por teste grafológico está sendo usada pelas empresas cada vez mais dentro dos processos seletivos. Todavia, o estudo da escrita não é uma ciência comprovada.

Curiosamente, empresas de grande porte estão aderindo a esse tipo de teste para analisar os candidatos em seus processos seletivos. Mesmo sem uma comprovação exata, há quem defenda a grafologia em suas análises, visto que entendem as análises como assertivas.

Testes grafológicos devem ser considerados?

Por outro lado, há quem acredite que testes grafológicos não devem ser considerados dentro dos processos seletivos, haja vista que a pressa ao escrever, e até mesmo os tipos de canetas podem alterar a escrita. Todavia, vamos entender mais sobre os motivos que levam a grafologia para os processos seletivos.

A pressão que a pessoa faz no papel ao escrever a forma e até o lado para o qual as palavras escritas são direcionadas revelam informações sobre a personalidade do avaliado, segundo a grafologia. Assim sendo, os recrutadores que usam testes grafológicos analisam alguns pontos da escrita.

São analisados alguns aspectos, como: forma da letra, dimensão, disposição das margens, velocidade da escrita, inclinação e coesão entre as letras, dentre outros pontos.

Várias características podem ser analisadas, conforme os defensores do teste

Segundos os especialistas em grafologia, não é possível que duas pessoas possuam caligrafias exatamente iguais, e por isso que é possível distinguir aspectos pessoais partindo dessa análise.

Características como: Capacidade de lidar com imprevistos, estresse, ansiedade e insegurança são alguns dos aspectos que podem ser analisado pela grafologia. Porém, como dito, não é uma ciência e uso fica a critério do Recursos Humanos.

Um assunto polêmico e curioso

Quem defende a assertividade da grafologia afirma que as analises são coerentes, inclusive com demais testes de RH. Porém, quem entende a grafologia como inexata afirma que além da pressa ao escrever, o candidato pode conhecer as análises e burlar a avaliação. Há diversas empresas que vendem cursos voltados para esse fim, e seu uso fica a critério dos envolvidos, porém, é um assunto que deixa muitas pessoas curiosas.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.