Governo DESTE estado libera pagamento de CNH com PIX; veja qual

O Governo do Estado de São Paulo anunciou a expansão das opções de pagamento via Pix para serviços relacionados ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Após a recente liberação para quitação de débitos como IPVA, multas e licenciamento, a medida agora abrange a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o registro de veículos zero quilômetro.

Desde a última segunda-feira, dia 29 de janeiro, mais 11 tipos de débitos vinculados ao Detran-SP estão disponíveis para pagamento por meio do sistema Pix. Essa iniciativa visa proporcionar maior comodidade aos cidadãos, simplificando o processo de quitação de obrigações relacionadas ao trânsito.

Para efetuar o pagamento, tanto das novas taxas quanto dos débitos já contemplados anteriormente, os interessados devem acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP). No portal, será possível gerar um QR Code que facilitará a transação via Pix.

Pagamento de serviços do Detran

Como já dito anteriormente, o governo do estado de São Paulo anunciou a expansão do pagamento via Pix para uma variedade de novas taxas do Detran, marcando o início da terceira fase. Inicialmente, a utilização do Pix foi liberada em outubro de 2023, contemplando a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A segunda fase, iniciada em 3 de janeiro, englobou o pagamento de multas de trânsito, taxas de transferência e licenciamento de veículos usados.

Ao longo das duas fases anteriores, o serviço de pagamento via Pix foi adotado de forma tranquila e eficiente pelos cidadãos, resultando em mais de 130 mil transações. Sendo assim, nesta terceira fase, diversas novas taxas do Detran-SP estão sendo disponibilizadas para pagamento com Pix, incluindo a taxa para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e registro, taxa para realização de exames para emissão de CNH, taxa para registro de veículo 0 km, entre outras.

“Depois do IPVA, a atual gestão dá mais um passo importante de simplificação na relação com os cidadãos, a partir da inclusão de novos pagamentos por Pix. A desburocratização dos serviços públicos é uma prioridade, na medida em que colabora diretamente para a melhoria do ambiente de negócios e da competitividade no Estado de São Paulo”, afirmou Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento.

Governo DESTE estado libera pagamento de CNH com PIX; veja qual
Governo DESTE estado libera pagamento de CNH com PIX; veja qual
Imagem: Divulgação

Integração do Pix e simplificação de pagamentos

O uso frequente do Pix como opção de pagamento pelos cidadãos paulistas têm se tornado uma realidade cada vez mais presente. A inclusão da quitação de novos débitos da autarquia por meio do Pix visa simplificar o processo de pagamento, oferecendo rapidez e eficiência na resolução de obrigações relacionadas ao trânsito.

Eduardo Aggio, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), destaca a importância dessa iniciativa como parte do processo contínuo de transformação digital. “O Pix já faz parte do dia a dia dos paulistas, sendo uma opção de pagamento cada vez mais familiar. Incluir a quitação de novos débitos da autarquia via Pix simplifica o processo de pagamento, proporcionando rapidez na resolução de obrigações. Essa iniciativa também impulsiona nosso processo de transformação digital, resultando em uma oferta crescente de serviços digitais mais eficientes.”

A integração do Pix nos serviços do Detran-SP é mais um passo na modernização dos processos governamentais. Mais informações sobre a nova modalidade de pagamento podem ser obtidas nos canais oficiais do governo do estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.