Governo de Margaret Thatcher: tudo aquilo que você precisa saber! - Notícias Concursos

Governo de Margaret Thatcher: tudo aquilo que você precisa saber!

O Governo de Margaret Thatcher: um resumo

Margaret Thatcher foi a primeira mulher a assumir o cargo de Primeiro-Ministro na Inglaterra. O seu governo foi marcado por fortes transformações e por políticas neoliberais. 

O governo Thatcher é muito cobrado pelas principais provas de história do país, principalmente em questões que o associam o seu contexto histórico.

O Governo de Margaret Thatcher: Introdução

Membro do partido conservador inglês, Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro na Inglaterra. Quando assumiu o cargo, em 1979, a Europa vivia um cenário de crise econômica, causada principalmente pela Segunda Crise do Petróleo e petrolífera, com alta na inflação e grandes índices de desemprego. Todos esses fatores resultaram em uma forte crise social no velho continente.

Thatcher permanece no cargo por 11 anos e ficou conhecida como a Dama de Ferro pelas medidas rigorosas que impôs logo após assumir o poder. A sua visão liberal-conservadora rendeu críticas ao seu governo, que por anos não viu resultado com as medidas adotadas. Ainda, Margaret Thatcher foi uma das precursoras do neoliberalismo na Inglaterra.

O seu governo se inicia durante a Guerra Fria, no ano de 1979 e termina após a Queda do Muro de Berlim, em 1990.

O Governo de Margaret Thatcher: Características

Logo após assumir o cargo, Thatcher aplicou severas medidas e muitas mudanças no governo, conduzindo um plano em busca da redução de impostos e controlando os sindicatos trabalhistas do país. Durante os primeiro cinco anos, nenhuma mudança positiva no cenário britânico foi observada com as medidas adotadas.

A Primeira-Ministra aplicava uma política anticomunista, o que gerou grandes turbulências durante os anos em que esteve a frente do poder. No entanto, suas decisões recebiam apoio externo dos EUA, o que fortalecia as medidas tomadas. Além disso, o primeiro mandato de Thatcher ficou marcado por greves e manifestações dos sindicatos trabalhistas, as quais ela reprimiu fortemente. Igualmente, foi intolerante com os movimentos nacionalistas da Irlanda e respondeu aos ataques terroristas enviando ainda mais soldados ao país.

A Dama de Ferro ganhou popularidade após intervir na Guerra das Malvinas, envolvendo a Argentina. Em seu segundo mandato, realizou a privatização de diversas empresas e intensificou o combate aos movimentos sindicais. Em 1984, Thatcher sofreu um ataque por não negociar a liberação de presos políticos, o que tornou o seu governo ainda mais forte.

O Governo de Margaret Thatcher: Renúncia

No entanto, a sua relação com o partido da oposição não era boa. Com a perda do apoio dos EUA, graças a eleição de George W. Bush, Thatcher perdeu o seu maior aliado. Pressionada pelo Parlamento, Margaret Thatcher renuncia no ano de 1990.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?