Muro de Berlim: a barreira da Guerra Fria

Muro de Berlim: os principais tópicos

O Muro de Berlim entrou para a história como um dos marcos da Guerra Fria, disputa ideológica entre os países capitalistas e os países socialistas.

Dessa maneira, não é de se surpreender que o assunto seja tão cobrado pelas principais provas do país, com destaque para os vestibulares e a prova do ENEM.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Muro de Berlim.

Muro de Berlim: Introdução

O muro de Berlim foi uma barreira física construída pela Alemanha Oriental durante a Guerra Fria.

O muro circundava toda a Berlim Ocidental e tinha como principal objetivo impedir que os habitantes da Berlim Oriental imigrassem para a parte Ocidental.

É importante lembrar que o mundo vivia a Guerra Fria e a Alemanha recebeu um impacto direto dessa divergência de ideologias: a parte Oriental tinha ideais socialistas, enquanto aquela Ocidental possuía ideias capitalistas.

Muro de Berlim: A construção do muro

O muro de Berlim foi construído no dia 13 de agosto de 1961. O muro possuía 66,5 quilômetros de grades metálicas, 302 torres de observação e 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e cães de guarda. Os responsáveis pela patrulha eram os militares da Alemanha Oriental socialista.

O patrulhamento era realizado por militares armados com ordens de atirar em qualquer pessoa que tentasse escapar.

Como não era permitido ultrapassar a barreira, muitas famílias e amigos que viviam em lados opostos ficaram separados pelo muro durante 28 anos.

Muro de Berlim: Antecedentes Históricos

Após a Alemanha Nazista se render no dia 8 de maio de 1945, os países aliados organizaram a Conferência de Potsdam. Nesse evento, optou-se por divide a Alemanha em quatro zonas, que seriam ocupadas por Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e União Soviética.

Berlim também foi desmembrada em 4. Porém, posteriormente as relações entre alguns membros do acordo se tornaram hostis e foi decidido que Berlim seria dividida em duas áreas de influência: parte Oriental e socialista e Ocidental e capitalista.

Oficialmente, o muro foi chamado de Muro de Proteção Antifacista e o objetivo seria manter impedir que habitantes da Alemanha Ocidental tentassem sabotar o lado comunista. Porém, a real intenção dos socialistas era evitar que as pessoas do lado Oriental fossem para o lado capitalista.

Antes do muro ser construído cerca de 3,5 milhões de pessoas teriam ignorado as normas de emigração e deixaram a Alemanha.

Muro de Berlim: A queda do muro

A queda do muro ocorreu no dia 9 de novembro de 1989 e foi realizada pela própria população. O evento ocorreu após o Partido Comunista da Alemanha Oriental entrar em acordo com lado Ocidental e aceitar que os habitantes do seu lado teriam o direito de atravessar a fronteira livremente.

Muro de Berlim: Consequências

A barreira dividiu a Alemanha do ano 1961 até 1989 e causou a morte de 136 que tentaram atravessar sem autorização. Além disso, mais de 200 pessoas foram feridas e outras 300 foram presas.  Mesmo com a proibição, 5000 cidadãos atravessaram a fronteira e imigraram para a Berlim Ocidental nesse período.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.