A Guerra das Malvinas: o embate entre Argentina e Inglaterra

A Guerra das Malvinas: tudo sobre o conflito

A Guerra das Malvinas foi um conflito que envolveu a Argentina e a Inglaterra. Porém, mais importante do que o próprio conflito em si são as consequências que a partir dele são geradas.

Dessa maneira, o evento tem grandes chances de aparecer na sua prova de história ou, até mesmo, na sua prova de atualidades, vindo que em 2012 uma chama desse debate foi acendida novamente.

Assim, é fundamental que você domine esse assunto para garantir um bom desempenho em qualquer prova que você vá fazer.

A Guerra das Malvinas: Introdução

A Guerra das Malvinas foi um conflito que envolveu uma grande potência, a Inlgaterra, e a Argentina. O embate aconteceu no ano de 1982 e pode ser também denominado de Falklands War, em inglês, ou de Guerra de Las Malvinas, em espanhol.

A Argentina almejava conquistar o arquipélago das Malvinas que está localizada a 464 quilômetros de sua costa. Porém, a posse do território já era inglesa, o que gerou o embate.

A guerra se iniciou em 2 de abril de 1982 e conheceu o seu fim no dia 14 de junho do mesmo ano. Os ingleses, com uma marinha muito superior e um exército muito mais bem preparado, vencem o conflito e permanecem com a posse dos territórios.

A Guerra das Malvinas: Causas

A guerra das Malvinas se inicia quando o ditador argentino Leopoldo Galtieri ordena que as tropas do país ocupem o território das Ilhas Malvinas. Porém, esse território já era posse da Inglaterra desde o século XIX.

Galtieri justificava a sua ação afirmando que a proximidade das ilhas indicaria que elas deveriam ser integradas aos territórios argentinos.

A Guerra das Malvinas: Conflitos

No dia 2 de abril do ano de 1982, Galtieri inicia a Operação Rosário, que tinha como objetivo expulsar os representantes do governo britânico da ilha de Port Stanley. Pouco depois, o ditador anunciou a integração da ilha ao território argentino e a rebatizou de Puerto.

Porém, no mesmo dia, os ingleses anunciaram o corte de relações diplomáticas entre Inglaterra e Argentina. Ainda, a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher envia um contra-ataque de mais de 100 navios de guerra e quase 30 mil soldados.

A ONU foi acionada e procurou negociar acordos de paz, visto que a Argentina era visivelmente inferior na questão militar e poderia ter seu território totalmente destruído.

A Guerra das Malvinas: Desfecho

O conflito terminou em 14 de junho de 1982 depois de muitas negociações de paz intermediadas pela ONU. A Inglaterra recupera o seu território.

A Guerra das Malvinas: Consequências

Quase 700 argentinos morrem em conflito. 255 britânicos também perdem suas vidas.

Além disso, o governo ditatorial é fortemente enfraquecido devido ao fracasso da guerra, o que contribui para o seu fim.

Na Inglaterra, por sua vez, o contrário acontece: Thatcher usa o sucesso da guerra como propaganda eleitoral e garante a sua reeleição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.