Governança Corporativa – Uma forma de gestão

Você conhece o conceito de governança corporativa? Entenda como funciona essa forma de gerir a empresa junto ao administrador.

O que é governança corporativa?

Conceitualmente trata-se de um conjunto de processos, hábitos e leis que direcionam a empresa no que tange a sua administração.

No entanto aplicar essa governa na prática pode ser bem mais complexo.

Teoria da Agência

A base da governança corporativa é fundamentada no Teoria da Agência, que se relaciona com questões sobre principais e agentes.

Dentro dessa teoria, poderíamos dizer que os agentes são funcionários que administram a empresa, enquanto os principais seriam os sócios.

Entretanto, não funciona exatamente assim na prática, uma vez que os administradores possuem outras demandas.

Alinhamentos de gestão

A ideia principal da governança corporativa é assegurar que não haja conflito de interesses entre sócios e administradores.

Assim sendo, deve ocorrer um alinhamento na gestão, nos processos, estratégias e uma transparência entre os envolvidos, através de prestação de contas.

Evitar falhas

Para que as falhas sejam minimizadas dentro da empresa, a governança corporativa atua em três vertentes:

Normas de estrutura

São regras que estipulam a estrutura da empresa e dos processos, auxiliando nas tomadas de decisões.

Auditorias internas e externas

Dentro da governança corporativa é muito comum realizar auditorias internas para analisar se os padrões estão em conformidade, assim como a prestação de contas. Muitos sócios contratam auditorias externas, com a mesma finalidade.

Limitar os administradores

Restringir a autonomia dos administradores dentro da empresa é uma forma de gerir a totalidade dentro de uma governança corporativa.

Equilíbrio na Governança Corporativa

Todavia, para que haja uma governança corporativa eficaz é necessário que haja um equilíbrio.

Se a governança for muito forte, o administrador não consegue atuar e esse rigor excessivo atrapalha as estratégias.

Se a governança for muito liberada, acaba por perder o intuito de governança corporativa, deixando o administrador sobrecarregado. Assim como correndo riscos de deixar a empresa inteira sob a gestão de uma pessoa que pode agir de má-fé.

Exatamente por isso é necessário que haja um equilíbrio na gestão, para que sob a gestão dos sócios da empresa, o administrador possa realizar seu trabalho de modo estratégico.

Atuar com a governança corporativa é um dos caminhos para seu sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.