Google tem AUTORIZAÇÃO do Banco Central a atuar como instituição de pagamentos; saiba mais

Agora a companhia pode oferecer algumas soluções financeiras

O Google, ou melhor, o Google Pay, tem agora a autorização do Banco Central para operar como uma instituição de pagamentos dentro da modalidade iniciador de transações de pagamentos. A informação vem do despacho publicado no Diário Oficial ontem (08).

Segundo informações do BC, as empresas que têm essa autorização, como o Google Pay, conseguem iniciar as transações de pagamentos ordenadas pelos usuários finais. Contudo, não fazem gerenciamento de contas do pagamento, bem como não detém o fundo das transações. Para entender melhor como isso acontecerá, continue com a leitura da matéria que o Notícias Concursos preparou para este sábado (10).

Como serão as transações com o Google Pay

O Google disse em nota que a liberação é a representação de um passo a mais na estratégia que a companhia tem de oferecer outras opções para pagamento aos usuários. E eles farão isso através de suas plataformas ativas no Brasil.

No momento, o Google Pay opera como um app de carteira digital. Dentro dele é possível, entre outros serviços, incluir os cartões de débito e crédito, ingresso para shows, carteira de vacinação e mais.

A autorização dada ao Google Pay Brasil, empresa da Alphabet, foi dada pelo Departamento de Organização do Sistema Financeiro do BC. O Google Pay é um app disponível para download nos sistemas WearOS e Android. Gratuito, o aplicativo permite que diversos itens digitais, tais como cartão fidelidade, cartão de crédito, fidelidade e débito, entre outras atividades.

A maior ambição do Google é substituir totalmente as carteiras físicas. A companhia anseia que todos os usuários guardem na carteira digital todos os documentos que precisam.

Google tem AUTORIZAÇÃO do Banco Central a atuar como instituição de pagamentos; saiba mais
Google tem AUTORIZAÇÃO do Banco Central a atuar como instituição de pagamentos; saiba mais – Freepik

Parceiros da carteira digital

Essa novidade tem aproximadamente 15 parceiros dentro do Brasil, entre bandeiras, emissores de cartão e bancos. Como exemplo, podemos citar: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Inter, Itaú, Nubank, Visa, XP, Elo, Mastercard, até mesmo o ingresso.com e o Ministério da Saúde.

Diante do roubo crescente de celulares (o que chegou a 40% do mês de janeiro até o mês de abril somente na capital de São Paulo), a carteira do Google tem um bom sistema de segurança. Caso o aparelho seja roubado, será possível encontrá-lo por meio do “Encontrar meu dispositivo” e bloquear o aparelho.

Justamente por questões de segurança, não se guarda as informações na nuvem do Google Pay. Então, só se pode acessar através da biometria ou da chave pessoal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.