Golpes do saque extraordinário do FGTS; veja como se proteger

Golpes do saque extraordinário do FGTS; veja como se proteger

Recentemente o aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi liberado para que os trabalhadores pudessem consultar o novo saque extraordinário do órgão.

Criminosos mais uma vez estão se aproveitando de situações promovidas pelo Governo Federal para aplicarem seus golpes. Recentemente o aplicativo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi liberado para que os trabalhadores pudessem consultar o novo saque extraordinário do órgão.

Neste contexto, pessoas de má fé estão se aproveitando da novidade para liberarem plataformas falsas pela internet para conseguirem aplicar golpes. Quando os usuários baixam esses aplicativos fraudulentos eles permitem que os golpistas tenham acesso a dados pessoais e a sua rede de contatos.

Veja como se proteger

A prevenção para as plataformas falsas começa antes mesmo do download. O trabalhador consegue verificar qual foi o desenvolvedor do aplicativo, sendo ele a Caixa Econômica Federal ou outra instituição do Governo Federal. Caso não seja nenhuma delas, não é aconselhável baixar o aplicativo.

Uma das maiores dicas neste caso é procurar por meios confiáveis e mais seguros, como no caso da própria loja virtual do dispositivo para Android e iOS. Todavia, a Caixa segue alertando os seus clientes que não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por meio do e-mail, SMS ou WhatsApp.

Saque extraordinário do FGTS

Trabalhadores com contas ativas e inativas no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderão sacar até R$ 1 mil a partir do dia 20 de abril. No último mês, o Governo Federal liberou o saque extraordinário do Fundo de Garantia para impulsionar a economia do país.

Lembrando que os valores depositados no FGTS só podem ser retirados diante situações específicas e previstas em Lei, como por demissão se justa causa, compra da primeira casa própria, doenças graves, aposentadoria, dentre outras possibilidades.

Vale ressaltar que a Caixa Econômica Federal já liberou o calendário oficial para os saques, que tem uma ordem escalonada conforme o mês de aniversário de cada trabalhador. Confira:

Mês de nascimentoRecebem em
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março04 de maio
Abril11 de mio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro1º de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho

 

Para realizar o saque extraordinário o trabalhador deve ter uma conta junto ao aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Contudo, aqueles que não a possuem não precisam se preocupar, a Caixa abrirá uma automaticamente em seu nome.

Inicialmente, o resgate dos valores ocorrerá exclusivamente via Caixa Tem. Por meio da plataforma digital o cidadão consegue pagar contas e boletos, realizar recarga de celular, fazer compras online com cartão de débito virtual, entre outros serviços disponíveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.