O golpe do pix fez mais uma vítima no último final de semana. Desta vez, uma bancária de 67 anos de idade teve um prejuízo de R$ 40 mil após cair no golpe.
Os criminosos enviaram mensagem para a bancária fingindo ser a sua filha, solicitando diversas transferências. De acordo com a vítima, a filha estava viajando para o litoral da Bahia, em um local com acesso à internet limitado.
Ela conta que não desconfiou de se tratar de um golpe, pois a sua filha é responsável por investimentos de amigos e as transferências já aconteciam e ela recebia os valores posteriormente.
As transferências foram realizadas ao longo de dois dias e totalizam um prejuízo de R$ 40 mil. Para fazer as transferências, a vítima utilizou inclusive contas de outras pessoas da família e até mesmo entrou para o cheque especial.
A percepção de que se tratava de um golpe só surgiu após os criminosos enviarem uma foto do aparelho queimado. Assim, a vítima percebeu que o modelo era diferente do que a filha utilizava.
O caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia, Asa Norte. Até o momento os golpistas não foram encontrados.
Golpe do pix
O golpe do pix, onde criminosos se passam por outras pessoas, está se tornando cada vez mais comum nos últimos tempos. Milhares de pessoas já caíram no golpe e, na maioria dos casos, não conseguem recuperar o valor.
A desburocratização dessa forma de pagamento foi um dos grandes marcos e o que mais chamou a atenção do público. Além disso, o pix é livre de taxas. Isso significa que nenhum banco cobra para os seus clientes realizarem as transferências instantâneas.
No entanto, toda essa desburocratização também chama a atenção de criminosos, que se aproveitam da inocência e boa intenção das pessoas. Por isso, é importante estar atento para se proteger e não cair em um dos golpes do pix.
Como se proteger?
A principal forma de se proteger do golpe do pix pelo Whatsapp é ativando a autenticação de dois fatores do app. Através dela, cria-se uma nova camada de segurança. Assim, ao fazer login em um novo dispositivo será necessário inserir mais de uma informação de segurança.
Dessa forma, as tentativas de hackear à sua conta ficará mais complicada e, assim, poderá evitar a ação de criminosos. Além disso, é importante também sempre desconfiar de parentes e amigos solicitando dinheiro por meios eletrônicos, principalmente mensagens de texto.
Vale ressaltar que não é apenas por meio do Whatsapp que os criminosos agem. Por isso, é importante estar atento a todos os lados. A seguir, confira outras dicas de segurança para não cair no golpe do pix:
- Atente-se a ofertas que sejam extremamentes tentadoras, seja por meio de um anúncio na internet, mensagem no Whatsapp ou mesmo mensagem de texto;
- Nunca clicar em links que são enviados por grupos de Whatsapp ou mesmo que aparece “do nada” na tela enquanto você navega pela internet;
- Se tiver alguma dúvida, sempre verifique no site oficial da loja que está supostamente divulgando a oferta;
- Nunca insira os seus dados pessoais e bancários em sites que você não saiba a procedência;
- Não esqueça de conferir as informações antes de confirmar o envio do pix. Confira a data, nome de destinatário e o valor da transferência.