Golpe do falso sequestro; veja como não cair - Notícias Concursos

Golpe do falso sequestro; veja como não cair

Um golpe muito comum que vem sendo aplicado é o golpe do falso sequestro. Apesar de não ser novo, este tipo de golpe tem feito diversas vítimas. Saiba como este tipo de golpe funciona e como se proteger.

Os criminosos tem se utilizado de muita engenharia social e, por isso, pode ser difícil identificar o golpe no momento.

Veja também: Golpe do Auxílio Cesta Básica; entenda

Como o golpe funciona?

O golpe do falso sequestro pode ser realizado de várias formas, mas uma bastante comum é utilizado por pessoas que estão até presas. Os criminosos ligam para um número e no instante que a pessoa atendem começam imitar voz de choro e pedido de socorro, como se fosse filha ou filho de quem atendeu o telefone.

Feito isso, muitas pessoas começam a passar informações chegando até a dizer o nome da filha ou filho e entrando em desespero com a ligação. Feito isso os criminosos já sabem que a pessoa do outro lado da linha de fato tem um filho e estaria disposta a negociar em caso de sequestro.

Os criminosos depois conversam com a pessoa do outro lado da linha e afirmam que ente querido foi sequestrado e para liberação pedem um valor. O dinheiro seria como uma espécie de resgate para liberar o filho.

No desespero, muitos pais acabam transferindo o dinheiro, quando na verdade o sequestro nunca ocorreu e sequer o criminoso tem certeza que aquela família tem mesmo filhos. No momento de nervoso a família pode chegar a dizer algum nome e a a partir daí os criminosos já fazem anotações.

Como se proteger?

Para se proteger deste tipo de golpe é importante saber que é comum essas ligações de supostos filhos ou qualquer outro familiar pedindo socorro. Uma opção é combinar algum tipo de código com os filhos e também buscar entrar em contato com eles.

Desconfie quando houver informações genéricas ou até específicas, já que existe a rede social em que os criminosos podem conferir  dados diversos sobre as pessoas.

Os estelionatários tentam convencer a família apelando para o desespero, desta forma deve-se manter a calma e tentar contato com os filhos. Além disso, em caso de filhos menores de idade, é possível pedir para que sempre avisem onde estão.

Não transfira o dinheiro de imediato, lembre-se que tudo pode ser um golpe. Seja monossilábico e tente ouvir as informações com calma. Neste tipo de crime, os criminosos podem começar com um valor alto, para testar o poder aquisitivo da vítima, e depois ir diminuindo os valores.

O sequestro é um tipo de crime aplicado por criminosos estratégicos e que tenham estrutura, já que outros crimes rendem muito mais lucro. Por isso, a maioria das ligações podem ser golpes. Na dúvida, vá até uma delegacia com as informações passadas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?