Gestão Financeira Pessoal – Veja como fazer

Sua gestão financeira pessoal pode começar agora!

Para realizar a sua gestão financeira pessoal é importante que se atualize sobre exatamente o quanto você ganha e o quanto você gasta. Pois, somente após obter a informação real poderá administrar assertivamente o seu dinheiro.

No entanto, para que tenha essa informação é importante que faça um controle de gastos. Sendo assim, crie uma planilha ou anote em um caderno tudo o que você ganha e o que você gasta de fato, não o que você gostaria que fosse. Exatamente cada centavo que gasta dentro dessa rotina. Muitas pessoas anotam um padrão, mas na rotina gastam bem mais. Por isso, anote de acordo com sua realidade. 

 Dessa forma, poderá realizar um mapeamento da sua situação financeira e verificar quais ajustes são necessários.

Acúmulo de dívidas

Taxas e juros não permitem que você faça um planejamento financeiro real. Pois eles não param de subir e as suas dívidas aumentam. Por isso, caso esteja numa situação como essa, é importante que refinancie e faça acordos com com seus cartões de créditos, por exemplo.

Somente após realizar os acordos poderá obter um valor fixo para viabilizar de fato o seu planejamento. Aqui vai mais uma dica, espere pelo Feirão do Serasa, pois os descontos para o consumidor costumam ser bastante atrativos. O Feirão Limpa Nome do Serasa SPC ocorre geralmente no final de cada ano, porém, por conta da pandemia está ocorrendo sazonalmente. Verifique o site oficial e acompanhe a abertura das ações para acordos.

Redução de custos

É necessário ser uma pessoa bem sincera nesse momento, o que você pode de fato reduzir? Pode comprar algo a menos no supermercado?  Pode diminuir os canais da TV por assinatura? Que tal cancelar um dos seus streamings?

Você também pode gostar:

Pequenas mudanças podem fazer diferença em seus gastos. Outra dica extra,  verifique a possibilidade de trocar seu banco tradicional por contas digitais. Uma vez que uma conta corrente de um banco digital não possui taxa alguma e isso pode ser relevante no final do mês.

Poupança

Já falamos sobre a poupança e como ela é importante. Por isso, não espere sobrar para guardar. Separe um valor para criar esse hábito e alimente uma positividade no seu fluxo financeiro.

Entenda que é devagar que se vai ao longe. Assim sendo, pode fazer ajustes dentro do seu planejamento. Pois, o importante é que tenha foco e determinação para cortar seus impulsos de compra e se direcionar aos seus objetivos de vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.