Gestão Estratégica de Pessoas

A Gestão Estratégica é aplicável em todas as situações nas empresas, inclusive quando se trata de pessoas. Confira essa estratégia!

Gestão estratégica de pessoas no Empreendedorismo

A gestão estratégica de pessoas é uma melhoria para todos.

Não são poucas às vezes em que empresas, com longos anos de mercado, entendem que precisam expandir seus negócios.

Contudo, para que o sucesso do projeto como um todo, é preciso que haja a compreensão acerca da necessidade de inovar a área de Gestão de Pessoas.

Um processo de reestruturação organizacional não precisa necessariamente produzir demissões, pode-se trabalhar com a reestruturação do quadro funcional da empresa.

Ao passo que pequenos empresários também podem gerir estrategicamente as pessoas.

Para isso, é preciso se atentar a alguns pontos:

Análise de Forças e Fraquezas

Todo o processo de reestruturação consiste na reavaliação do quadro existente, e quando o assunto é gestão de pessoas, não é diferente.

É indispensável que haja a identificação das forças e fraquezas das atividades, de modo que seja possível trabalhar assertivamente os pontos considerados como fraquezas.

As competência dos funcionários, quando ajustadas às necessidades presentes na Companhia, transformam a equipe em uma equipe de alta Performance.

Mapeamento do Quadro Funcional

Por intermédio da realização de pesquisas e testes comportamentais, a gestão consegue mapear as competências de seus funcionários.

Uma vez em posse dos relatórios gerenciais, é possível redirecionar os talentos dentro da empresa, adequando os perfis das pessoas de acordo com as atividades e tipos de liderança.

Comunicação

É indispensável e de suma importância que haja investimento em treinamento em qualquer situação de novidade.

Os funcionários devem ser treinados de acordo com as perspectivas da empresa, de modo que não haja espaço para dúvidas.

Reestruturar ou estruturar?

Para atuar de forma estratégica na Gestão de Pessoas de sua empresa, não necessariamente precisar ser em uma reestruturação.

Sendo assim, pode estruturar seu crescimento de modo estratégico, ao passo que conforme a sua empresa cresce, a cultura é disseminada entre os contratados.

Contudo, em caso de reestruturação, avalie esses pontos objetivamente.

Envolva a sua equipe em um plano estratégico, e faça uma Gestão Participativa. As pessoas geridas estrategicamente se motivam mais e se objetivam junto com a empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.