Realizar uma boa administração de um negócio é um processo desafiador e que requer muita dedicação e atenção. Segundo especialistas, uma a cada quatro empresas vão à falência em menos de dois anos, principalmente por conta de falhas na logística financeira. Assim, fazer uma gestão eficiente de franquia é uma tarefa que demanda bastante cuidado.
O setor de franchising, no entanto, confere uma vantagem sobre os outros modelos de negócio que estão em alta no mercado. Isso porque todas as franqueadoras possuem estratégias de gerenciamento muito bem consolidadas e com histórico positivo de efetividade nas suas unidades.
Confira como construir uma gestão eficiente de franquia
Nesse sentido, o empreendedor acaba por se beneficiar com um assessoramento disponibilizado pelas marcas alvos de seus investimentos. No caso, é preciso apenas reproduzir as técnicas já padronizadas previamente que garantiram sucesso de outros empresários.
No entanto, algumas habilidades pessoais precisam ser aprimoradas para que o negócio mantenha um funcionamento adequado. Por isso, para fazer uma gestão eficiente de franquia, também é preciso prezar a experiência profissional e as competências individuais.
Controle de clientes
Todo bom gestor necessita manter uma boa base de clientes fidelizados, pois, na verdade, são eles quem fazem qualquer negócio existir concretamente. Com isso, é impensável não exercer uma análise minuciosa de quem está consumindo os serviços ou produtos da unidade.
Dessa maneira, se torna importante determinar quem são os seus clientes ativos, seja de modo regular ou periódico, e aqueles que se mantêm em inatividade. Obviamente, o foco de atuação deve se direcionar para o primeiro grupo, pois são eles os responsáveis por gerar o lucro da empresa e porque essa é uma etapa relevante para fazer uma gestão eficiente de franquia.
Investimento em marketing
No entanto, além da organização da clientela, o alcance desses consumidores por meio da publicidade também é um fator determinante para a manutenção do vínculo com o público-alvo. Essa estratégia acaba por ser importante para dar uma maior visibilidade para a unidade, principalmente se houver um estudo prévio do perfil do comprador.
Além do mais, com o avanço da internet, as possibilidades de anúncios e ações de prospecção se tornaram ainda mais amplas, contando com diversos recursos disponibilizados exclusivamente no meio virtual, como, por exemplo, o novo marketing digital, que é uma grande tendência do momento.
Organização de finanças
É óbvio que esse ponto é importante e que, via de regra, é um alvo de muita atenção dos empreendedores. Isso porque manter as contas em dia e aumentar o índice lucrativo é uma prioridade para que o funcionamento do negócio seja adequado e tenha um mínimo de efetividade.
Assim, é importante, primeiramente, realizar um planejamento financeiro, contando com previsões de gastos que irão ocorrer durante a operação da unidade. Com isso, será possível fazer uma gestão eficiente de franquia e manter a lucratividade do negócio.
Em seguida, é preciso ter controle sobre as entradas e saídas que ocorrem na conta empresarial, pois cada transação precisa ser fundamentada e ter seu registro em uma planilha. Por fim, depois de constatar os gastos fixos, periódicos e decorrentes de imprevistos, chega o momento da análise de resultados, pois será a partir dela que a lucratividade real terá evidência concreta.
Manutenção do padrão de qualidade da marca
Após a assinatura do contrato, o franqueado assumirá a responsabilidade em relação à reputação da marca no mercado local. Dessa maneira, aproveite todos os treinamentos oferecidos e tenha dedicação para com os aprimoramentos de todas as competências profissionais.
Nesse sentido, é interessante construir o sentimento de pertencimento à marca para que seja possível fazer uma gestão eficiente de franquia. O intuito, então, é manter o padrão de qualidade seja do produto ou do serviço que é oferecido na unidade, de modo a manter a fidelidade dos clientes e o seu retorno à loja.
Dessa forma, também é possível incorporar novas estratégias que podem contribuir para uma melhoria da qualidade. Assim, reforce aquilo que é mais desejado pelo público alvo da marca. Com isso, a atenção não apenas das demandas, mas também das lacunas de mercado, é essencial para que o histórico da franqueadora continue positivo e se constitua como um alvo de investimentos importante no mercado.
A gestão eficiente de franquia é fundamental para que o negócio dos seus sonhos possa, de fato, decolar e se tornar aquilo tudo que idealizou. Assim, leia este artigo quantas vezes achar necessário e aplique os conhecimentos adquiridos para chegar onde almeja. O importante é se manter firme e saber que a franquia bem gerida tem grande chance de ser extremamente rentável.