Gestão de Pessoas – Metodologias e Competências

A gestão de pessoas e as metodologias práticas da empresa

A gestão de pessoas se refere a disseminação da cultura praticada na empresa e seu impacto na rotina do negócio. Por isso, a gestão de pessoas pode ser feita considerando metodologias práticas, amparando o capital humano, tornando mais qualificado.

Sendo assim, são diversas as ferramentas que amparam a gestão de pessoas, ao passo que as ferramentas podem ser direcionadas dentro de um planejamento holístico.

Gestão de competências e critérios estabelecidos 

A gestão por competência é uma forma de gestão de pessoas e tem por objetivo fornecer dados e clareza quanto as métricas. Bem como, estabelecer critérios importantes para a contratação e direcionamento de treinamentos.

A gestão por competência alinha a atribuição de cargos e funções e possui um direcionamento assertivo nas empresas. Dessa forma, é feito um mapeamento importante quanto as competências, através da análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes do capital humano.

Alinhamento de fluxos de acordo com a competência de cada grupo e os objetivos da gestão

Para que seja alinhado o fluxo, é fundamental alinhar as competências de cada grupo e função para que possa ser feito um planejamento estratégico. 

Além disso, a empresa também pode realizar uma seleção por competências, analisando os comportamentos do candidato e o seu perfil. Sendo assim, as informações pessoais ficam em segundo plano no processo seletivo.

Diversas avaliações e perfil comportamental e técnico nas ações estratégicas

As competências ainda podem ser a base para diversas avaliações. Por isso, a empresa pode usar a avaliação por competência para verificar os perfil comportamental e técnico de cada pessoa.

É possível ainda que a gestão da empresa analise as competências de acordo com os objetivos da empresa para desenvolver um plano que direcione os fluxos e torne a valorização do capital humano implícita na cultura e na rotina da empresa.

Objetivos do negócio e o desenvolvimento do humano nos objetivos do negócio

Portanto, a gestão de competências também é uma oportunidade para que a empresa busque aperfeiçoar o potencial de cada um, de modo que ações de foco no desenvolvimento possam ser feitas, impactando positivamente na gestão da empresa.

Dessa forma, a empresa direciona o seu perfil e implementa uma cultura mais aberta e participativa. Por isso, as competências podem fazer parte da gestão de pessoas em direção aos objetivos do negócio, ao passo que são fundamentais para uma empresa desenvolver seu capital humano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.