Gestão de equipes: um conceito que deve ser implementado em pequenas empresas  - Notícias Concursos

Gestão de equipes: um conceito que deve ser implementado em pequenas empresas 

A gestão de equipes é um conceito que deve ser implementado em pequenas empresas. Confira alguns pontos pertinentes!

A gestão de equipes é uma necessidade das empresas que fica evidenciada quando elas crescem de alguma maneira. Entretanto, se esse crescimento ocorre de maneira rápida, alguns fatores pertinentes à uma correta gestão de equipes podem ser negligenciados. Por isso, é muito importante que uma empresa realize um planejamento para a gestão de equipes, ainda que seja uma empresa de pequeno porte.

Gestão de equipes: um conceito que deve ser implementado em pequenas empresas 

 A gestão de forma geral é um conceito que foi modificado ao longo dos anos, desde quando surgiu a administração empresarial e as necessidades humanas tornaram-se necessidades administrativas. Assim sendo, tornou-se necessário direcionar as pessoas de maneira que elas consigam produzir cada vez mais.

Entretanto, esse conceito de produtividade não é mais cabível dentro da era digital, é necessário direcionar as capacidades humanas para que as pessoas consigam resultados diretos e indiretos. Por isso, muitas empresas no momento de definir o processo de recrutamento e seleção analisam o perfil do candidato que diz respeito ao seu comportamento, ou seja, suas habilidades comportamentais.

Além da produtividade

Sendo assim, a gestão de uma equipe na atualidade deve ser feita considerando diversos fatores que direcionam a equipe para que o resultado da organização seja alcançado. Obviamente as pessoas precisam produzir em todas as suas áreas e esse é um fator mensurável. Entretanto, o que ocorre na atualidade é que não apenas a produtividade deve ser considerada dentro de uma equipe.

É necessário também que a empresa ofereça a qualidade de vida no trabalho para seus funcionários, de modo que direcione a equipe. Por isso, a gestão de uma equipe na atualidade deve ser feita por meio de uma liderança dentro de um conceito abrangente, holístico e atualizado. Sendo assim, é necessário envolver os funcionários nos métodos da empresa, deixando clara a contribuição de cada um para os resultados. 

Análises de gargalos e investimentos em sistemas integrados

 A gestão deve ser feita analisando os gargalos de todos os processos para que as entregas feitas ao cliente sejam resolutivas. Por isso, é necessário que a gestão, juntamente com a área de recursos humanos, avalie a possibilidade de elaborar campanhas motivacionais e planejamento de carreira.

Além disso, é necessário investir em sistemas que facilitem o fluxo de rotina das equipes. Assim sendo, reuniões brainstorm feedback constante podem ajudar no direcionamento da equipe. Visto que a gestão deve ser participativa, repassando os valores da empresa, aqueles que foram definidos em sua cultura organizacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?