A gestão de equipes é uma necessidade das empresas que fica evidenciada quando elas crescem de alguma maneira. Entretanto, se esse crescimento ocorre de maneira rápida, alguns fatores pertinentes à uma correta gestão de equipes podem ser negligenciados. Por isso, é muito importante que uma empresa realize um planejamento para a gestão de equipes, ainda que seja uma empresa de pequeno porte.
Gestão de equipes: um conceito que deve ser implementado em pequenas empresas
A gestão de forma geral é um conceito que foi modificado ao longo dos anos, desde quando surgiu a administração empresarial e as necessidades humanas tornaram-se necessidades administrativas. Assim sendo, tornou-se necessário direcionar as pessoas de maneira que elas consigam produzir cada vez mais.
Entretanto, esse conceito de produtividade não é mais cabível dentro da era digital, é necessário direcionar as capacidades humanas para que as pessoas consigam resultados diretos e indiretos. Por isso, muitas empresas no momento de definir o processo de recrutamento e seleção analisam o perfil do candidato que diz respeito ao seu comportamento, ou seja, suas habilidades comportamentais.
Além da produtividade
Sendo assim, a gestão de uma equipe na atualidade deve ser feita considerando diversos fatores que direcionam a equipe para que o resultado da organização seja alcançado. Obviamente as pessoas precisam produzir em todas as suas áreas e esse é um fator mensurável. Entretanto, o que ocorre na atualidade é que não apenas a produtividade deve ser considerada dentro de uma equipe.
É necessário também que a empresa ofereça a qualidade de vida no trabalho para seus funcionários, de modo que direcione a equipe. Por isso, a gestão de uma equipe na atualidade deve ser feita por meio de uma liderança dentro de um conceito abrangente, holístico e atualizado. Sendo assim, é necessário envolver os funcionários nos métodos da empresa, deixando clara a contribuição de cada um para os resultados.
Análises de gargalos e investimentos em sistemas integrados
A gestão deve ser feita analisando os gargalos de todos os processos para que as entregas feitas ao cliente sejam resolutivas. Por isso, é necessário que a gestão, juntamente com a área de recursos humanos, avalie a possibilidade de elaborar campanhas motivacionais e planejamento de carreira.
Além disso, é necessário investir em sistemas que facilitem o fluxo de rotina das equipes. Assim sendo, reuniões brainstorm feedback constante podem ajudar no direcionamento da equipe. Visto que a gestão deve ser participativa, repassando os valores da empresa, aqueles que foram definidos em sua cultura organizacional.