Geografia: Entenda o Estreito de Bering 

O estreito de Bering é um canal marítimo localizado entre a Ásia e a América do Norte. O termo é uma homenagem a Vitus Jonassen Bering (1681 – 1741), um explorador dinamarquês que atravessou o estreito em 1728. 

O estreito de Bering possui aproximadamente 85 km de comprimento e uma profundidade entre 30 e 50 metros, além disso ele separa o Cabo Dezhnev na Rússia, e o Cabo Príncipe de Gales, no Alasca. 

Ademais, ele divide os territórios da Rússia e dos Estados Unidos, localizado entre o oceano Ártico (norte), o mar de Bering e o oceano Pacífico (sul). 

A saber, no meio do estreito de Bering, fica localizada entre as ilhas Diomedes, território que pertence a russos e americanos. 

Desse modo, a ilha de Ratmanov pertence aos russos e a ilha de Diomedes Menor pertence aos norte americanos. 

No lado americano, uma comunidade de esquimó habita a área. No meio delas passa a Linha Internacional Data (LID), uma linha imaginária situada no lado oposto ao meridiano de Greenwich.  

Vale destacar que para alguns estudiosos os povos da antiguidade atravessaram o estreito de Bering e aos poucos foram povoando o continente. 

O estreito de Bering poderá aparecer em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

O que é um estreito?

O estreito é um canal de água no oceano que separa duas partes continentais. 

Existem muitos estreitos além no mundo, dentre os principais do planeta podemos citar:

  • Estreito de Gibraltar (Entre Espanha e Marrocos)
  • Dardanelos (Turquia)
  • Estreito de Bósforo (Turquia) 

Ponte de Estreito de Bering

Existe um projeto ainda não desenvolvido, para construir uma ponte no estreito de Bering unir os dois continentes (entre a América do Norte e a Ásia). 

O projeto leva o nome de “Ponte Internacional da Paz” e seria a mais longa do planeta, com aproximadamente 80 km, ligando o Alasca e a Sibéria. 

Embora o projeto tenha um alto custo, o que dificulta a execução do projeto é a profundidade do estreito de Bering, assim como os fortes ventos e marés. 

A saber, o local também conta com temperaturas extremamente frias, fato que dificulta a navegação. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o estreito de Bering?

Não deixe de ler também – Mar de Aral: Tópicos que podem cair nas provas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.