O ciclo das rochas ocorre de maneira natural, cíclica, contínua e sem fim. Ele faz parte de todo processo de transformação das rochas ao longo do tempo e acontece por meio da erosão e do intemperismo.
É através do ciclo das rochas que se cria a renovação e transformação da litosfera, parte sólida da Terra e que leva milhões de anos para acontecer.
Você que está se preparando para o Enem e demais vestibulares, ficar por dentro do ciclo das rochas é fundamental para ir bem sobretudo em geografia. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!
Tipos de rochas
Para compreender melhor como ocorre o ciclo das rochas, veja antes como elas são classificadas:
Rochas magmáticas
Surgem por meio do processo de intemperismo, ou seja, condições atmosféricas. Trata-se das primeiras rochas do planeta que se solidificaram em decorrência do resfriamento do magma oriundos do interior da Terra.
Rochas Sedimentares
Surgem por meio do intemperismo e da erosão das rochas primitivas. Elas são resultado do acúmulo de vários sedimentos.
Rochas metamórficas
Surgem através de fenômenos como temperatura e pressão, por conta do intemperismo. Além disso elas são obtidas por meio da transformação de outras rochas chegando a uma nova formação e peculiaridades.
Ciclo das rochas
O ciclo das rochas acontece em algumas etapas. Veja abaixo como ocorre cada uma delas.
Magma
O processo começa no interior da Terra, quando o magma é expelido de dentro do planeta, através de uma atividade vulcânica.
Trata-se de uma rocha fundida ou lava e quando entra em contato com a superfície sofre um brusco resfriamento.
Cristalização
Por conta do resfriamento do magma, ocorre a cristalização da massa mineral, surgindo então às rochas magmáticas ou ígneas.
Erosão
A erosão acontece de maneira natural por causa do desgaste do relevo, assim como por conta da força da água e do vento
Sedimentação
Depois do processo de erosão, diversas camadas de sedimentos acabam parando nas bacias sedimentares e nas camadas mais baixas, dando origem às rochas sedimentares.
Metamorfismo
As rochas sedimentares passam por diversos processos químicos e físicos devido a temperatura e pressão, colaborando para a transformação das rochas metamórficas.
Fusão
Os processos de transformação da temperatura seguem trabalhando na superfície, e dessa maneira temos como resultado a fusão do magma, sendo transformado em rocha ígnea. Ou seja, mesmo com o passar de milhares de anos, o ciclo das rochas volta a se iniciar.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o ciclo das rochas?
Não deixe de ler também – Geografia: Entenda o Estreito de Bering.