Geografia: Os lagos mais profundos do mundo

Um lago é um corpo d’água cercado por terra que não se conecta ao mar. A maioria dos lagos é alimentada por rios, riachos e neve derretida. Alguns dos mais profundos, a saber, se formaram na base das montanhas, ao longo de uma fenda, da glaciação, assim como dos vulcões.

Esta é uma lista dos dez lagos mais profundos do mundo, de acordo com a medição mais profunda verificada. Também é possível classificar lagos de acordo com a profundidade média, mas esse é um cálculo muito menos confiável.

O’Higgins-San Martin (836 m)

O quinto lago mais profundo é conhecido como Lago O’Higgins no Chile e San Martin na Argentina. As geleiras O’Higgins e Chico fluem para o leste em direção ao lago. A água tem uma cor azul leitosa distinta da rocha glacial de grão fino (“farinha”) suspensa nela.

Lago Vostok (1000 m)

A Antártica tem quase 400 lagos subglaciais, mas o Lago Vostok é o maior e mais profundo. A Estação Vostok da Rússia fica na superfície congelada, com a superfície do lago de água doce começando a 4000 metros abaixo do gelo.

A Rússia selecionou o local devido ao seu potencial para perfuração de núcleo de gelo e magnetometria. Além de sua extrema profundidade abaixo do nível do mar, o lago também está localizado no local da temperatura natural mais fria registrada na Terra de -89,2 ° C (-128,6 ° F).

Mar Cáspio (1025 m)

O maior corpo de água do interior é o terceiro mais profundo. Apesar do nome, o Mar Cáspio é geralmente considerado um lago. Ele está localizado entre a Ásia e a Europa, limitado pelo Cazaquistão, Rússia, Azerbaijão, Irã e Turcomenistão. A superfície da água está aproximadamente 28 m (29 pés) abaixo do nível do mar. Sua salinidade é apenas cerca de um terço da água do mar normal.

O Mar Cáspio e o Mar Negro faziam parte do antigo Mar de Tethys. A mudança climática evaporou água suficiente para bloquear o mar há cerca de 5,5 milhões de anos. Hoje, o Mar Cáspio é responsável por 40% da água dos lagos do mundo.

Lago Tanganica (1470 m)

O Lago Tanganica, na África, pode ser o maior lago de água doce do mundo, mas vem em segundo lugar em outras categorias. É o segundo maior , o segundo mais antigo e o segundo mais profundo. Ele faz fronteira com a Tanzânia , República Democrática do Congo, Zâmbia e Burundi. O Lago Tanganica é o lar de uma abundância de vida selvagem, incluindo crocodilos do Nilo, tartarugas, caracóis, bivalves, crustáceos e muitos tipos de peixes, incluindo mais de 250 espécies de ciclídeos.

Lago Baikal (1642 m)

O Lago Baikal fica em uma fenda no sul da Sibéria, na Rússia. É o lago mais antigo, claro e profundo do mundo. É também o maior lago, em volume, detendo entre 20% e 23% da água doce superficial do mundo. Muitas plantas e animais encontrados nele não existem em nenhum outro lugar, incluindo a foca Baikal.

E então, gostou de conhecer essa lista?

Também temos outras bem curiosas por aqui:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.