Geografia: O que são estepes 

Os estepes são uma vegetação herbácea baixa constituída principalmente por gramíneas espelhadas em grandes áreas planas, formando um enorme tapete verde natural. 

Trata-se de um ecossistema de transição, pois os estepes encontram-se entre as savanas e o deserto. Todavia, eles são diferentes das savanas pois não possuem árvores. 

A saber, os estepes são semelhantes às pradarias, contudo,  diferenciam-se pelo clima e a flora. Desse modo, destaca-se por ter um clima mais úmido nas pradarias e mais seco nos estepes. 

Já quando se compara a flora dessas vegetações, as pradarias possuem uma vegetação maior quando comparada com os estepes. 

Eles se desenvolvem principalmente em regiões de clima continental e árido, sendo encontrado principalmente no continente europeu, americano, africano e na Ásia Central. 

No território brasileiro, os estepes surgem principalmente nas regiões semiáridas e por isso, pode ser encontrada na Caatinga presente sobretudo na região Nordeste. 

Em síntese, essa vegetação apresenta solos férteis, podendo ser utilizados no cultivo agrícola ou na criação de gado. 

Todavia, estão sujeitos a períodos de pouca ou nenhuma chuva oriundas das secas, em alguns deles existem solos subdesenvolvidos, rasos, arenosos e rochosos. 

Desse modo, eles apresentam quase nenhum nutriente, prejudicando o desenvolvimento de algum cultivo, isso acontece sobretudo em algumas regiões do continente africano. 

No Enem e em demais vestibulares esse assunto pode aparecer. Acompanhe o artigo para entender melhor.

Estepes: Clima e tipos

Eles são encontrados em regiões de clima continental e árido, geralmente em locais que possuem altas temperaturas e pequeno índice de chuvas. 

Dessa maneira, essa vegetação se desenvolve em climas temperados, conhecidos como “estepes temperados” e de clima subtropical, denominados “estepes tropicais”.

Contudo, suas diferenças são os climas das regiões, ou seja, o estepe subtropical é mais úmido que o estepe temperado. 

Fauna e Flora 

A flora é formada principalmente por muitas espécies de gramíneas (grama e capim) e baixos arbustos espinhosos. 

Ademais, nos estepes de clima mais árido, surgem algumas espécies de xerófitas, adaptadas por conta da seca, como por exemplo cactos. 

Já a fauna dessa região, acaba formada por cavalos, antílopes, suricatas, ratos, águias, urubus, entre outros. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os estepes?

Não deixe de ler também – Geografia: Entenda o que são falésias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.