Geografia no vestibular da Unicamp: o que é cobrado?
Descubra no artigo
Geografia no vestibular da Unicamp: quais são os tópicos cobrados?
O vestibular da Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, é considerado um dos mais importantes de todo o país.
Questões de geografia estão presentes na primeira e na segunda fase do vestibular (de acordo com o curso escolhido pelo candidato) e podemos saber por meio de pesquisas e de dados quais são os assuntos mais cobrados dentro da disciplina entre os anos de 2009 e 2021.
Os candidatos devem estar preparados para responder questões de geografia sobre os mais variados assuntos que foram estudados no ensino médio. Porém, você deve saber quais são aqueles que mais aparecem para focar o seu estudo.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos de geografia mais cobrados pelo vestibular da Unicamp. Vamos conferir!
Geopolítica
A geopolítica é a área da geografia responsável por analisar as teorias políticas, o comportamento do Estado e do cenário mundial.
As questões de geopolítica do vestibular da Unicamp podem abordar a geopolítica do petróleo, envolvendo os usos o desse recurso natural e suas implicações políticas para o mundo e, em especial, para o Brasil.
Clima
O clima de um determinado local é formado por uma junção de condições meteorológicas que são desenvolvidas e repetidas ao longo de meses ou de anos.
Os candidatos devem ter em mente os diferentes tipos de climas e as regiões em que os mesmos aparecem, com um destaque para o Brasil.
Questões ambientais
As questões ambientais aparecem com frequência dentro do vestibular da Unicamp. Nas questões sobre esse assunto, os candidatos podem ter que discorrer sobre desmatamento, poluição, mudanças climáticas e extinção de espécies.
Urbanização
A urbanização é o fenômeno caracterizado por um maior crescimento da população urbana em relação ao da população que vive em áreas rurais.
As questões que abordarem esse tópico poderão pedir ao candidato para que ele discorra sobre o crescimento das cidades, o êxodo rural e a crescente urbanização das cidades.
Fontes de energia
As fontes de energia são matérias-primas capazes de produzir energia para as mais variadas finalidades, como, por exemplo, a produção de eletricidade.