Gentrificação é o processo de transformação ou revitalização das visões urbanas típicas e setores periféricos de determinados locais populares.
Trata-se de um processo que pode acontecer de maneira gradativa ou rápida, transformando uma expressão geográfica no local desejado.
O termo “gentrificação” é oriundo de um neologismo da língua inglesa. A palavra “gentry” significa “de origem nobre” fazendo uma alusão a espaços nobres de determinados locais.
A saber, o termo foi criado pela socióloga britânica Ruth Glass, durante os anos 60.
O processo de gentrificação poderá aparecer em questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do país. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre!
Exemplo do processo de gentrificação no Brasil
Em alguns tipos o processo de gentrificação acontece de maneira rápida, justamente para poder acomodar um evento, foi o caso do Brasil na década de 2010.
Podemos tomar como exemplo a intervenção do governo, transformando algumas cidades justamente para abrigar a Copa do Mundo de 2014 no país.
O processo de gentrificação fica ainda mais evidente com o processo que ocorreu no Rio de Janeiro para realização das Olimpíadas de 2016, evento mundial que transformou toda a dinâmica geográfica da cidade.
Críticas ao processo
O processo de gentrificação acaba muitas vezes criticado por pessoas ou instituições, sobretudo movimentos sociais, devido aos fortes impactos que ele pode ocasionar na cidade, na mobilidade urbana e na população de modo geral.
Segundo alguns movimentos sociais, o processo de gentrificação promove através do poder público uma “higienização” urbana. Afinal, acaba deslocando a população de baixa renda e os moradores de rua para locais onde os turistas não possam notá-los.
Ou seja, os problemas sociais acabam sendo mascarados, passando uma falsa impressão de segurança e qualidade de vida, quando na verdade muitas medidas precisam ser tomadas para combater o problema de verdade.
Todavia, em outros casos o processo de gentrificação recebe duras críticas direcionadas ao próprio mercado e o sistema capitalista de modo geral.
Afinal, o sistema em que vivemos seria um agente contínuo de profundas mudanças no perfil das paisagens urbanas.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o processo de gentrificação?
Não deixe de ler também – Para estudar: Dicas de séries sobre política.