Gênero Textual: História em quadrinhos

As histórias em quadrinhos são muito amadas no mundo dos livros, principalmente pelos jovens. Além de serem um dos 11 tipo de artes presentes no mundo, constituem um gênero literário bastante dinâmico. As provas de vestibular e exames como o Enem, por exemplo, se utilizam muito de histórias em quadrinhos. Por isso, é necessário se familiarizar com o gênero para garantir um bom desempenho na interpretação de texto.

A primeira obra desse gênero foi publicada nos EUA, na revista Truth, no ano de 1894, e logo passou a ser distribuída pelo jornal New York World. A história, que se chamava The Yellow Kid, narrava as aventuras de uma criança que vivia nos subúrbios de Nova Iorque, sempre vestida com uma blusa amarela. O personagem se comunica por gírias e sempre usa uma linguagem bastante coloquial. A obra propôs uma discussão sobre a forte relação entre a sociedade consumista e as questões raciais daquela época.

Principais características das histórias em quadrinhos

As HQs são uma maneira divertida de contar histórias. A narração das informações se dá através de desenhos e pequenos textos em sequência, geralmente na horizontal. Essas histórias possuem elementos narrativos básicos como personagens, enredo, tempo, lugar e desfecho, e podem apresentar linguagem verbal e não verbal.

Assim, há diversos recursos gráficos inseridos no texto propositalmente com o objetivo de aproximar o leitor da história. Um exemplo disso são os diálogos entre os personagens, que são escritos em balões que transmitem intenções distintas.

Os balões com linha contínua indicam um fala em tom normal, os balões com linhas tracejadas sugerem que o personagem está sussurrando, os balões em forma de nuvens indicam pensamento, e os balões com traços pontiagudos expressam gritos.

Além disso, outro recurso bastante utilizado nas histórias em quadrinhos são as onomatopeias. Essas palavras estão inseridas no texto para reproduzir sons, como o de ponteiros do relógio ou de um trovão, por exemplo. Os autores também exploram letras em fontes diferentes e sinais de pontuações pois esses elementos ajudam na interação com o leitor. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.