Fuvest 2023: tema da redação aborda refugiados ambientais e vulnerabilidade social

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) iniciou hoje (8) a aplicação das provas da 2ª fase do Vestibular 2023 para os cursos da Universidade de São Paulo (USP). Os candidatos responderam a prova de redação e 10 questões discursivas sobre assuntos de Língua Portuguesa. 

O tema apresentado para o desenvolvimento da redação foi “refugiados ambientais e vulnerabilidade social”. De acordo com a Fuvest, a prova apresentou trechos de textos de Graciliano Ramos e Ailton Krenak, foto do livro Êxodos, de Sebastião Salgado, e reportagens com dados e informações sobre o assunto.

Em nota em seu site a Fundação destacou a importância de refletir sobre o tema apresentado:

A Fuvest espera que os candidatos reflitam a respeito dos deslocamentos forçados por desastres ambientais, como também por aqueles causados pelas mudanças climáticas, que afetam principalmente grupos sociais mais vulneráveis e causam crises humanitárias.

Ainda de acordo com a Fuvest, neste primeiro dia de provas da 2ª fase foi registrada a abstenção de 2.185 candidatos. Ao todo, a instituição convocou 30.155 candidatos para a 2ª fase. Portanto, o número de faltosos representa um total de 7,24% de abstenção.

Na segunda-feira (9), a Fuvest vai aplicar as provas sobre as disciplinas específicas. Serão 12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Haverá também a aplicação de provas de habilidades específicas para os candidatos aos cursos de artes visuais, artes cênicas e música entre os dias 11 e 14 de janeiro.

Vestibular 2023

A oferta total da USP para o Vestibular Fuvest 2023 é de 8.230 vagas. Há reserva de vagas para estudantes egressos de Escola Pública (EP) e para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). A divulgação do resultado final do Vestibular Fuvest 2023, com a lista de convocados em 1ª chamada, está marcada para o dia 30 de janeiro

Veja mais detalhes no site da Fuvest.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também USP prorroga o período de inscrição da 1ª edição da seleção Enem USP 2023 até o dia 31 de janeiro; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.