Hoje em dia, o cliente mudou sua visão perante o mercado, e é possível acompanhar essa mudança através do funil de vendas.
Os clientes tem o mercado nas mãos, com ofertas, acesso fácil às informações e conhecimento do que está sendo oferecido, graças ao avanço da tecnologia.
Juntando todos esses fatores, faz com que os clientes tenham mais poder de decisão, e irão escolher a empresa que oferecer o melhor diferencial.
Devido toda a crise que estamos passando, inovar, é a palavra de sucesso para as empresas.
Pensando nisso, é preciso mudar a forma de vender. Não adianta continuar querendo empurrar produtos ou serviços nos clientes.
A empresa precisa seguir o tempo de compra do cliente. E para isso, o empreendedor conta com a ajuda do “funil de vendas”.
No funil, é possível encontrar o cliente no momento certo, abordar e oferecer o produto que mais se adapta à realidade e necessidade dele.
O que é Funil de Vendas?
É uma ferramenta usada para otimizar o processo de vendas, com o funil de vendas é possível entender o processo de compra do cliente e aumentar sua eficiência.
Fazer a gestão de suas vendas é tão importante quanto realizar o planejamento financeiro, pois atualmente, o mercado exige mais empenho e conhecimento por parte da área comercial da empresa.
O funil de vendas é toda a jornada do cliente em torno do produto ou serviço, é toda a trajetória do cliente desde o interesse dele pela empresa, até o fechamento da compra.
Estrutura do funil de vendas
Após ter o perfil de seus clientes, chegou o momento de estruturá-lo.
Não existe uma regra definida sobre a estrutura do processo de vendas, pois ele varia de empresa para empresa.
Ela depende do modelo de negócio, da abordagem, produto ou serviço, do ciclo do cliente, entre outros fatores.
O funil de vendas pode chegar até a 7 estapas:
- Prospecção
- Qualificação
- Apresentação
- Maturação
- Negociação
- Fechamento
- Pós-venda
Se você é empreendedor, e ainda não conhecia o funil de vendas, esperamos ter ajudado!