Empreendedorismo e as vendas B2B

Empreendedorismo e as vendas B2B

Vendas B2B, é a abreviação de business-to-business, que é a venda de produtos ou serviços realizados de empresa para empresa.

É importante, que o empreendedor entenda e saiba as diferenças entre modelos de negócios e estratégias de vendas.

Por isso, é preciso estar atento com os mais diversos temas que envolvem a atividade da sua empresa.

Uma empresa B2B pode ser uma indústria, um importador e até um distribuidor local, mas o importante é que a venda seja feita entre CNPJ.

Tipos de B2B

Como mencionado, existem mais de um tipo de empresa que utilizam do método de vendas B2B.

  • Indústria

Na indústria, as vendas giram em torno da venda de insumos e matérias-primas para outras empresas.

E essas empresas transformarão os bens em outros produtos.

  • Importador

No caso dos importadores, eles entram em contato com indústrias em diversos lugares, adquirem e depois revendem as mercadorias.

Um exemplo, são os importadores de tecidos, que revendem para fábricas que transformarão em roupa.

  • Distribuidor

Os distribuidores revendem produtos que vem da indústria para outras lojas.

Por exemplo, são os distribuidores de bebidas, alimentos e muitos outros em diversas áreas.

O que são as vendas B2B?

Independente do produto ou serviço, esse modelo de negócio é muito lucrativo e interessante.

Porém, é necessário ter cuidados e estratégias bem elaboradas, para que a empresa ganhe destaque.

Os processos de negociação dessa estratégia deve ser bem elaborado, mais do que uma venda direta ao consumidor.

É necessário organização, consistência e qualidade.

Algumas etapas são necessárias nesse processo:

  • Pesquisa e planejamento
  • Prospecção
  • Primeiro contato
  • Avaliação de clientes
  • Contrato
  • Pós-venda

Como acelerar suas vendas

Algumas táticas são necessárias ao realizar as vendas B2B, são elas:

  • Organização

Organizar as vendas é algo importantíssimo, principalmente, a conversação e negociações com os clientes.

Nesses casos o uso de um CRM é de grande e importante ajuda, pois nele é possível guardar todas essas informações.

O CRM ajuda a sua empresa a vender mais em menos tempo, de forma inteligente ele realiza tarefas simples de forma automatizada, ou seja, ajuda a equipe a focar em outros pontos importantes como a conversão de vendas.

  • Conhecer bem o cliente
  • Criar relacionamentos (Networking)
  • Conhecer os concorrentes
  • Conhecer e entender o funil de vendas.

Se você é empreendedor, e ainda não conhecia esse tipo de vendas, esperamos ter ajudado!

 

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