Segundo uma pesquisa da Serasa eCred publicada na revista Exame, 29% dos brasileiros têm cinco ou mais cartões de crédito, enquanto 18% afirmaram ter quatro cartões. Já a parcela que tem três cartões corresponde a 23%, ao passo que 21% têm dois. Apenas 9% possuem apenas um cartão de crédito.
O dinheiro de plástico, como costuma ser chamado, habita a carteira de boa parte dos brasileiros. As vantagens são muitas: a praticidade, possibilidade de acumular pontos e, principalmente, permitir compras parceladas.
De fato, apesar do surgimento de novos meios de pagamento, o cartão de crédito ainda concentra grande parte dos pagamentos feitos no varejo brasileiro e exterior.
Esse cenário é um prato cheio para as quadrilhas de fraudadores. Eles descobrem cada vez mais métodos de conseguir os dados desses cartões e de seus usuários. O intuito é cometer um crime muito comum hoje em dia: a fraude de cartão de crédito.
Este problema merece muita atenção e cuidado, tanto por parte dos varejistas quanto pelos consumidores.
Fraudes de cartão de crédito: um problema crescente
Quando acontece a fraude, os criminosos utilizam o cartão de crédito para fazer compras e sacar dinheiro. Isso causa prejuízos financeiros imediatos, acompanhado de cobranças indevidas.
Um fato marcante foi que, com o avanço da tecnologia e a popularização do e-commerce, as compras via internet cresceram exponencialmente. Por consequência disso, houve um aumento na quantidade de operações online com cartões de crédito.
Seguindo essa curva de crescimento, o volume de fraudes em compras efetuadas também aumentou. De acordo com estudo Mapa da Fraude, da consultoria Clearsale, o Brasil registrou 2,8 milhões de tentativas de fraude nos primeiros seis meses de 2022. As categorias mais fraudadas no e-commerce são os eletrônicos, seguidos pelos celulares e os gamers.
Por isso, para ficar longe de transtornos e prejuízos com esse crime, vamos falar sobre os principais tipos de fraudes com cartão de crédito no Brasil, e como podemos nos proteger dos ataques. Acompanhe nosso artigo e fique por dentro do assunto!
Quais as fraudes de cartão de crédito mais frequentes no Brasil?
Clonagem de cartões
A clonagem acontece quando o golpista desenvolve uma cópia fiel do cartão de crédito. Em posse da réplica, ele consegue se passar pela pessoa e usa o cartão para fazer compras.
Os principais dados que os fraudadores descobrem para a clonagem são:
- nome do titular do cartão;
- número do cartão;
- data de vencimento;
- o código de segurança, também chamado de CVV.
O golpe pode acontecer em máquinas de pagamento adulteradas ou leitores de caixas eletrônicos falsos.
Hoje em dia, os cartões já contam com tecnologia de chip, o que reduz a chance de clonagem. Porém, os fraudadores não precisam mais ter acesso aos cartões de crédito físicos para cloná-los, pois a maioria das fraudes agora acontece em ambientes digitais.
Mas como isso acontece? Observe algumas das formas de clonagem de cartão de crédito:
- Phishing, pratica aonde pessoas se passem por bancos ou empresas de cartão de crédito, solicitando informações como senhas e dados de cadastro. Isso é feito por telefone, e-mail, SMS ou mesmo sites falsos;
- Fotos do cartão tirada por criminosos em estabelecimentos, para usarem as informações depois;
- Acesso via imagens divulgadas em redes sociais que muitas pessoas tiram, sem entender o perigo desse tipo de publicação;
- Através de terminais de atendimento ou maquininhas adulteradas que podem clonar os dados durante uma transação.
Gerador de números falsos
Quadrilhas de fraudadores usam ferramentas tecnológicas para atacar. Já existe uma máquina cibernética capaz de gerar combinações numéricas, que são testadas em diferentes canais.
Quando uma destas combinações dá certo, ou seja, é um número de cartão de crédito ativo, os fraudadores conseguem efetivar gastos em nome do titular do cartão portador do numero.
Envio de boletos falsos
A operação fraudulenta acontece quando a pessoa proprietária do cartão recebe por e-mail uma conta muito semelhante à fatura real. Ela acredita que aquela conta é verdadeira, e realiza o pagamento.
O dinheiro cai direto em uma conta dos criminosos.
Dicas para evitar fraudes com o cartão de crédito
Agora que você já sabe quais são as fraudes mais comuns com cartão de crédito, aprenda agora a evitar cair nestes golpes e proteger seus dados. Acompanhe abaixo!
Utilize o cartão virtual
O cartão virtual é oferecido pelas operadoras como uma boa alternativa, para que seus clientes comprem online com segurança.
Esse tipo de cartão é gerado instantaneamente, e isso pode ser feito no momento da compra. Após algum tempo, geralmente algumas horas, ele deixa de ter validade. Assim, caso se trate de uma fraude, os criminosos não poderão reutilizar os dados em outros golpes.
E por que ele é seguro? Ao contrário do cartão físico, que tem sempre os mesmos dados, o cartão virtual gera números diferentes a cada vez em que é criado.
Além disso, caso tenha problemas com golpes no cartão virtual, não será preciso bloquear ou trocar o cartão físico. O bloqueio é mais rápido, e pode ser feito pelo site do banco ou aplicativo.
Esteja atento quando for utilizar o cartão de crédito
Alguns fraudadores aproveitam um momento de distração para anotar ou fotografar informações do seu cartão de crédito. Por causa disso, esteja sempre atento ao utilizar o cartão em lojas e caixas eletrônicos.
Tenha cuidado na hora de fazer compras online
Em épocas de promoção, como a conhecida Black Friday, é muito comum ser bombardeado por anúncios de promoções.
Antes de sair comprando aquela oferta imperdível, certifique-se que são lojas confiáveis antes de fechar negócio.
Lojas com boa reputação se empenham em instalar uma boa segurança de dados para o e-commerce.
Desconfie de links e e-mails
Não clique em links suspeitos, mesmo que venha de um remetente que pareça idôneo. Isso vale para e-mails, anúncios e aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.
Revise sua fatura sempre que possível
É muito prático ter o aplicativo do cartão e acompanhar em tempo real seus gastos com ele. Cheque todas as compras no momento em que a fatura for fechada para pagamento.
Algumas operadoras dispõem de um seguro, onde o cliente recebe uma mensagem a cada compra efetuada. Assim, é possível saber se alguém está usando o cartão indevidamente, e agir rápido para conter a fraude.