Franquias de comunicação: Vale a pena investir?

Confira tudo sobre o ramo de franquias de comunicação e saiba se vale a pena investir

As franquias de comunicação tiveram grande desenvolvimento no período da pandemia, por conseguirem ajudar as empresas a se conectarem com seus consumidores e assim, obter maior lucratividade. Por isso, hoje vamos esclarecer se vale a pena investir em franquias de comunicação.

Investir em franquias de comunicação -- Reprodução Canva
Investir em franquias de comunicação — Reprodução Canva

Como se desenvolveram as franquias de comunicação?

As franquias de comunicação são bastante úteis para as empresas e consumidores. Assim, elas se tornaram ótimas opções de investimento, tendo em vista o fato de o setor estar em alta. Além disso, existem franquias de comunicação para todos os bolsos e todos os gostos.

Essas franquias fazem a divulgação dos negócios, sejam de pequenas empresas do bairro ou para empresas de grande porte. 

Entre os principais modelos de negócio das franquias de comunicação, tem-se o home office e as lojas. Cada formato possui seus próprios canais de venda característicos e mais adequados para distribuir os produtos ou oferecer os serviços. Dessa forma, cada um atinge um público nichado e em regiões específicas, oferecendo uma capacidade de escolha mais efetiva por parte do empreendedor, de acordo com seu público-alvo e objetivos.

Sabe-se que os principais meios de comunicação, utilizados pelas franquias do ramo, são o e-commerce e outros canais digitais. Determinados canais recebem maior fluxo de comercialização de produtos e outros menos.

Assim, tendo por base a demanda dos consumidores, as redes podem distribuir adequadamente os produtos nos canais, conforme os hábitos dos seus clientes.

Acredita-se que no período da pandemia, houve um maior desenvolvimento das franquias de comunicação, o que trouxe muitas inovações. Pois, com o isolamento social, as pessoas criaram costumes e as empresas tiveram que se adaptar a isso.

Com este cenário que estamos vivendo, de pós-pandemia, a retomada das atividades está em contínuo desenvolvimento, exigindo um novo padrão de trabalho, e um novo padrão de necessidades para os consumidores.

Quais são as vantagens de investir em uma franquia de comunicação?

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor das franquias de comunicação está em amplo desenvolvimento, elevando seu faturamento mês a mês.

Entre os serviços oferecidos por estas franquias, tem-se: anúncios, promoções, espaços publicitários e propaganda, divulgação de marcas por meios físicos ou virtuais, empresas de suporte de informática e venda de produtos personalizados para divulgação das empresas, seja por meio de lojas virtuais ou presenciais, entre tantos outros serviços.

Outra vantagem é que o processo de negócio é simples e pode ser realizado de forma home office, com poucos funcionários, o que reduz muito o custo do investimento inicial.

É vantagem também, a franqueadora dar suporte de treinamento, conhecimento de mercado e captação de clientes, o qual está inserido na COF (Circular de Oferta de Franquia).

Além disso, esse tipo de franquia pode atender clientes de perto e também de longe, pois a comunicação pode ir além com a internet.

Qual é o perfil do franqueado exigido?

Entre as exigências de perfil do franqueado, tem-se:

  • Comprometimento para trabalho home office;
  • Proatividade para perceber o melhor negócio para empreender;
  • Organização, para conseguir dar conta dos clientes e da franquia;
  • Jogo de cintura, para saber administrar com sabedoria;
  • Ser comunicativo de forma verbal e escrita, para, assim, conseguir desenvolver pautas mais sensíveis para as empresas;
  • Estar sempre à frente, procurando inovações do mercado de comunicação, principalmente as mídias sociais;
  • Ser criativo.

Como é o processo de trabalho das franquias de comunicação?

As agências de comunicação oferecem os mais variados serviços e produtos para todos os tipos de empresas, como por exemplo: consultoria, gestão de mídias, produção de conteúdo, anúncios digitais, otimização para buscadores (SEO) e serviços de comunicação e publicidade offline.

Para abrir uma franquia de comunicação, o franqueado precisa estar ciente de suas atividades e, além de tudo, ter afinidade com elas, além de uma certa experiência.

Outra questão é ter bastante facilidade em vender e trabalhar nesse setor. Afinal, é isso que vai chamar a atenção dos potenciais clientes para o seu negócio!

Seja em qualquer tipo de franquia, é preciso que o franqueado faça uma gestão da empresa de forma eficiente. Assim procure criar uma rotina de vendas e também seja atencioso com os clientes. Além disso, estar de olho nas inovações do mercado é fundamental, e a franqueadora sempre está oferecendo treinamentos com este fim!

Temos certeza que com as informações ditas aqui, será muito mais tranquilo buscar por franquias de comunicação para investir o seu dinheiro! Se organize, planeje e pesquise, faça tudo o que for necessário para aprender mais e ter noção de como atuar nesse ramo com muito sucesso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.