Muitas pessoas ao pensar em empreender, saem em busca de opções de franquias.
Em uma prévia, a ABF ( Associação Brasileira de Franchising), apontou em 2019, um crescimento de 7% das franquias e expansão em unidades e redes.
Franquias, conhecidas como Franchising, são redes de lojas que dão o direito de uso da marca (franqueador), a um investidor (franqueado).
Dessa forma, o franqueado pode replicar em diferentes locais a marca ou serviço adquirido.
Um exemplo claro de franquia são as lojas de shoppings, uma grande parte delas podem ser vistas em outros locais e shoppings também.
Segmentos
O franchising brasileiro é dividido em onze segmentos:
- Alimentação
- Saúde, beleza e Bem estar
- Serviços
- Moda
- Hotelaria e Turismo
- Serviços Educacionais
- Casa e Construção
- Serviços Automotivos
- Comunicação, Informática e Eletrônicos
- Entretenimento e Lazer
- Limpeza e Conservação
Por que adquirir uma franquia?
- Você não precisa de experiência no negócio escolhido
- Menos risco ao começar o negócio por já ter um nome conhecido e geralmente prestigiado
- Troca de experiência com outros parceiros
- Métodos profissionais de gestão e operação
- Marketing
- Suporte oferecido pela rede franqueadora
- Indicação de fornecedores e equipamentos
A maioria das franquias, continuam sendo as lojas convencionais, no franchising cerca de 70% das vendas são presenciais.
Existem também os quiosques, aquelas lojas menores geralmente montadas no meio do shopping ou em locais com grande circulação de pessoas.
São ótimas opções para quem quer expandir para cidades pequenas, e sem contar que financeiramente também é mais viável.
Os food trucks (trailers de comida), são opções bastante procuradas por empreendedores também, por ter uma estrutura mais barata.
Sem contar que é mais fácil de ser instalada e pode ser deslocada com facilidade para onde está o público.
- possuem baixo custo de instalação
- exposição das lojas ao consumidor
- facilidade para locomover a qualquer lugar
Home-based
Conhecidas como “franquia doméstica”, os franqueados gerenciam suas unidades de dentro de suas casas, e precisam de uma sala simples para funcionar.
Geralmente são franquias de entrega de serviços como: faxinas, serviços de manicure, cursos EAD.
Mas independente da franquia escolhida, deve haver controle e disciplina por parte do franqueado, que deve seguir um plano de negócios.
Um negócio só tem chances de dar certo e ter sucesso se o dono esti00ver 100% envolvido e dedicado.
Plano de Negócio
Provavelmente, mesmo após a pandemia, as vendas online continuarão a todo vapor, pois foi uma forma que as empresas encontraram de ampliar sua marca, seus negócios e principalmente sua vendas.
Sem contar nas inúmeras plataformas que disponibilizaram gratuitamente cursos dos mais diversos assuntos, que podem ajudar o empreendedor a se qualificar mais e aplicar esses conhecimento na sua empresa.
Os consumidores, como mencionamos anteriormente, mudaram o olhar perante o consumismo, hoje a tendência não é mais aquele desespero por simplesmente comprar, mas sim pesquisar, analisa valores, principalmente com a enorme diversidade de produtos hoje na internet.
Uma pesquisa apontou que muitas MEIs falem antes do segundo ano de vida, por falta de planejamento.
É preciso ter muita perseverança, dedicação e paciência também, pois iniciar um negócio requer muitos cuidados, e principalmente coragem, pois obstáculos vão surgir e é preciso estar preparado.