Franquia de lojas de times: veja como abrir uma unidade

Saiba como lucrar com este ramo de um dos esportes mais populares do mundo

Os dois maiores amores de um brasileiro: o desejo de ter seu próprio negócio e seu time de futebol favorito. Franchising de mercadorias de times de futebol parece estar se expandindo em todo o país sem um bom motivo. As ligações emocionais que os brasileiros sentem com seus times de futebol podem ser parte da contribuição para o sucesso do segmento. Por isso que hoje, nós vamos indicar como abrir uma unidade de franquia de lojas de times.

Qual o diferencial das franquias de lojas de times de futebol?

Os times de futebol estão se tornando cada vez mais prevalentes no mercado de franquias. Já há algum tempo, grandes clubes de países europeus obtêm benefícios financeiros com a venda de uma grande variedade de mercadorias de marca para fãs de esportes. No Brasil, o movimento começou recentemente.

Desde que as seleções nacionais começaram a ver os torcedores como clientes fiéis, elas investem mais dinheiro na abertura de lojas especializadas. Tudo, desde chaveiros e bolas até uniformes completos, está à venda com o escudo do clube estampado em cada item.

Assim, após ver o sucesso de suas butiques exclusivas, muitos clubes buscaram ampliar sua atuação abrindo filiais em novos territórios. Logo, eles perceberam que a franquia era a maneira perfeita de expandir para novos mercados. Como resultado, muitas das principais lojas de departamento do Brasil tornaram-se parte este nicho.

Como abrir uma unidade franqueada de loja de times de futebol?

A boa notícia é que já é possível adquirir uma franquia do time do seu coração, seja você um torcedor fanático ou um investidor que reconhece o enorme potencial dos artigos esportivos no mercado. Aliás, muitas das maiores redes de lojas do país, conhecidas como “times”, já possuem sua própria rede de varejo exclusiva.

Investir em uma franquia nesse setor exige um investimento mínimo de R$ 100.000,00. Além disso, exige que o comprador decida entre dois formatos diferentes de negócio: uma loja física e um ponto de venda atacadista. Os locais de negócios incluem shoppings, ruas e outros centros comerciais.

Ser apaixonado pela equipe também é crucial. Mas não basta fanatismo: a maioria das empresas também exige que o empresário tenha algum conhecimento de varejo.

Ademais, também é importante estudar a localização do ponto com cuidado. Por isso, uma maior concentração de torcedores e mais compras por impulso são normalmente observadas em áreas próximas à sede ou estádio de um clube.

No entanto, isso não descarta a possibilidade de sucesso de lojas em outras regiões, mesmo distantes das cidades de origem do clube. Por fim, grandes clubes possuem torcedores espalhados por todo o Brasil.

Como regra geral, é recomendável que os investidores tratem uma loja de time como qualquer outra franquia. Isto é, pesando cuidadosamente os prós e contras do modelo de negócios antes de comprometer o capital.

Seria desonesto negar o sabor especial de possuir uma franquia que vende produtos associados ao seu time de futebol favorito em um país cheio de fãs do esporte. Finalmente, pode valer a pena tentar transformar seu hobby em um negócio.

Quais são as recomendações para o empreendedor ao abrir uma franquia de loja de time de futebol?

Agora, um franqueado interessado na indústria esportiva não precisa ser um fanático por esportes. Na verdade, tudo o que eles precisam é uma paixão pela indústria e uma cabeça para os negócios.

Franquias na indústria de artigos esportivos não exigem experiência como atleta ou fã fanático por esportes, como alguns podem supor. O mais importante é ter perfil e conhecimento para gestão. Além disso, ter outros fatores como: saber analisar a curva ABF para determinação de compras e gestão de estoques e acompanhar eventos esportivos nacionais e internacionais.

Trabalhar para uma franquia de futebol envolve supervisionar uma loja de varejo que vende artigos esportivos ou um centro de treinamento. Como foi dito anteriormente, o conhecimento de esportes do franqueado não é necessário, mas uma forte perspicácia administrativa é essencial. No entanto, sua principal responsabilidade será a gestão dos negócios.

Portanto, a estrutura e a escuta do feedback são apreciadas, tanto do suporte da franquia quanto de outras fontes.

Por isso, ter um estoque bem administrado deixa claro quanto e quando comprar para repor o estoque disponível de mercadorias para venda. Aliás, a principal responsabilidade do gerente será preservar o equilíbrio entre os dois conjuntos de números.

Se você assumir o papel de vendedor, lembre-se de tratar seus clientes com gentileza e um sorriso, aconteça o que acontecer. Por fim, o franqueado precisa ser capaz de dedicar tempo adequado para administrar uma franquia relacionada ao futebol devido às complexidades inerentes ao jogo.

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