Vale-gás: Senado propõe dobrar número de usuários este ano

De acordo com informações oficiais, Senado já começou a debater o aumento no número de usuários do vale-gás nacional

O Governo Federal começou nesta semana os pagamentos da segunda leva do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, em fevereiro, cerca de 5,6 milhões de brasileiros estão recebendo esse benefício. Um aumento na casa de 100 mil pessoas em relação ao que se viu no primeiro repasse.

Tem gente dentro do Congresso Nacional achando que esses números são muito baixos para um programa deste tamanho. Nesta terça-feira (15), o Senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou esse debate. Ele é o relator de dois projetos de lei que envolvem o tema. São eles o PL 11/2020 e o PL 1457/2021.

Na verdade, esses textos falam mais sobre uma questão de tentativa de barateamento do diesel. Acontece que o parlamentar aproveitou desse momento para tentar também fazer mudanças na estrutura do vale-gás nacional. Na oportunidade, o edil afirmou ter interesse em aumentar o tamanho do programa, ou dobrar para ser mais exato com as suas palavras.

De acordo com o Senador, o ideal neste momento é colocar mais 11 milhões de usuários dentro do vale-gás nacional. Isso elevaria a quantidade de pessoas no projeto para cerca de 17 milhões de indivíduos, o que praticamente zeraria a fila de espera. Todo mundo que tem direito ao programa passaria a receber o dinheiro em questão.

Isso não aconteceria sem mais gastos. De acordo com as projeções do próprio Senador, caso a proposta saia do papel o Governo teria que abrir mais espaço para gastar mais de R$ 1,9 bilhão com esses novos pagamentos. É basicamente o dobro do tamanho do espaço que o Planalto tem para os repasses neste orçamento de 2021.

Ministério é contra

A proposta tem caráter popular, mas tem muita gente dentro do Ministério da Economia que não está gostando nada desta história. De acordo com informações de bastidores, esses cidadãos estão preocupados com a situação do orçamento.

Em entrevistas recentes, o próprio Ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que isso poderia se transformar em uma espécie de “kamikaze”. Ele disse também que isso poderia acabar se voltando contra os mais pobres em um futuro próximo.

Há no Palácio do Planalto uma ala que está tentando fazer um movimento contrário. Eles estão preocupados em convencer o presidente Jair Bolsonaro a aumentar o tamanho do programa em busca de votos para as eleições.

Vale-gás nacional

O Governo Federal começou os pagamentos do seu vale-gás nacional no final do último mês de dezembro de 2021. Naquele primeiro momento apenas algo em torno de 100 mil pessoas pegaram esse dinheiro em questão.

Isso porque o Planalto optou por adiantar esses repasses para os usuários que moram em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais. Agora, no entanto, esse cenário dentro do benefício já mudou.

Em nota técnica divulgada nesta semana, aliás, o Ministério da Cidadania disse que vai seguir inserindo mais gente dentro do vale-gás nos próximos meses. De acordo com a pasta, essas novas entradas serão gradativas, ou seja, irão acontecer aos poucos de forma mensal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.