As folhagens são fontes riquíssimas de vitaminas em inúmeros alimentos. Assim, você pode consumi-las cruas mesmo, e algumas pode comer, tanto cruas, como cozidas. Porém, às vezes, algumas pessoas possuem dificuldades em diferenciar algumas folhagens, que também são conhecidas como hortaliças. Por isso, hoje separamos algumas dicas incríveis para que você aprenda como escolher e diferenciar as folhagens no mercado.
Quais são os tipos de folhagens?
As hortaliças herbáceas são as folhagens mais consumidas do mercado. Dessa forma, algumas delas ficam ainda mais difícil de diferenciar. Exemplo: como saber qual é a alface americana, a alface lisa ou crespa? Ou, então, como diferenciar espinafre de agrião? Cebolinha de salsinha, salsinha de coentro e outros?
Essas folhagens não são tão difíceis de diferenciar no paladar, mas, visualmente, são fáceis de confundir. Por isso, você vai saber como fazer a escolha e perceber as diferenças. Confira logo abaixo.
Como escolher e diferenciar alface
A primeira diferença que vamos mostrar é dos tipos de alface. Apesar de parecerem todos a mesma coisa, saiba, então, que não é bem assim. Existem diversos tipos de espécies. Veja abaixo quais são os tipos de alface, como escolher e os diferenciar.
Existem 4 tipos de alfaces que são comuns e populares nos mercados brasileiros. No entanto, como diferenciar essas folhagens? Vamos te ajudar nessa tarefa, para você não errar.
Alface americana
A alface americana é uma ótima opção para dar ao seu prato a crocância que falta. Então, é possível usá-la em lanches ou em saladas. É bem simples de achar no mercado, e se trata de uma das espécies mais populares.
Alface lisa
Com esse nome, é de se imaginar que esse tipo de alface tenha folhas lisas. Elas são ótimas para saladas leves, com baixo teor calórico e outros.
Alface crespa
A alface crespa é super parecida com a alface citada anteriormente. Assim, o que maior as diferencia são as ondas que a alface crespa tem. Ela também é ótima para saladas e é riquíssima em cálcio.
Alface romana
Sabe aquela famosa salada Caesar? Ela tem, entre tantos outros ingredientes, uma folhagem verde escura. Reconhecemos essa alface pela sua coloração, e tem folhas compridas e crespas também.
Alface roxa
A alface mais fácil de diferenciar, a alface roxa leva esse nome devido a sua coloração. É possível colocá-la em saladas e sua principal característica é que ela é riquíssima em antioxidantes.
Como escolher e diferenciar rúcula, espinafre e agrião
Além de diferenciar os tipos de alface, separamos outras folhagens verdes que tendem a levantar dúvidas. Então, acompanhe abaixo e saiba as características e diferenças de cada uma.
Quais são as características da rúcula?
Conhecemos a rúcula por suas folhas e tem um verde muito vivo, intenso, porém, não chega a ser um verde escuro. Seu talo é relativamente grosso e suas folhas são arredondadas.
Possui um leve sabor picante, que é totalmente suportável. Quanto ao seu uso, você pode comer essa alface crua tranquilamente. Basta você higienizar a sua rúcula e a compor em saladas ou em sanduíches. No entanto, também há a possibilidade de usá-la em pratos quentes, como, por exemplo, uma pizza de rúcula com tomate seco.
Quais são as características do espinafre?
O espinafre, assim como a rúcula, também possui um talo bem grosso. Ele tem folhas com uma textura aveludada e que possuem um formato levemente triangular nas pontas. Além disso, suas folhas são grandes e de um verde bem escuro. Ele não costuma ser consumido cru.
Em geral, os preparos que envolvem o espinafre são com pratos quentes, como, por exemplo, creme de espinafre, alguma sopa ou um outro tipo de prato que precise receber a tonalidade única do espinafre. É importante ressaltar que o espinafre por si só não tem um sabor muito característico. Então, invista no tempero do seu prato.
Quais são as características do agrião?
O agrião, por sua vez, é um pouco semelhante à rúcula. Porém, ele possui talos mais finos, vários talinhos no mesmo molho e muitas folhas em um único talo. Desse modo, essas folhas têm como característica seu formato levemente redondo e pequeno em vista das outras folhagens aqui apresentadas.
O agrião tem um sabor picante, mas não exagerado. Esse sabor tende a aparecer mais quando a folha é consumida crua, seja em saladas ou substituindo outras hortaliças. Apesar de poder consumi-lo cru, após higienizado, dá para cozinhar também o agrião. Dessa forma, uma receita super conhecida em algumas regiões é a carne de panela com batatas e agrião. Essa receita é uma delícia e, se você tem dificuldade para comer agrião, pode testar.