Foi demitido? Saiba o que postar nas redes sociais

Ser demitido de um emprego pode ser um momento desafiador e delicado em sua carreira. Entre as várias tarefas que surgem quando você se vê nessa situação, está a questão de como e quando compartilhar essa notícia com sua rede de contatos.

Foi demitido? Saiba o que postar nas redes sociais

As redes sociais, como o LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook, são plataformas frequentemente escolhidas para comunicar essa mudança. No entanto, a maneira como você comunica essa mensagem pode impactar significativamente suas futuras oportunidades. Confira pontos importantes sobre o que postar e o que evitar nas redes sociais ao lidar com uma demissão.

Tire um tempo antes de compartilhar

Antes de correr para as redes sociais, é essencial reservar um momento para processar suas emoções e aceitar a situação. Como Aneri Desai, uma especialista em carreiras, aponta: “Reserve um tempo para digerir a notícia de que você não está mais empregado. É fundamental entender sua situação antes de agir”.

Se você está se sentindo chateado ou frustrado, é aconselhável compartilhar essas emoções com um amigo próximo, parceiro ou até mesmo um travesseiro, mas evite expressar raiva ou amargura online.

Considere uma abordagem “suave” inicial

Se você ainda não tem certeza sobre seus próximos passos ou está considerando uma mudança de carreira, considere fazer um anúncio inicial mais “suave” em suas redes sociais.

Aneri Desai recomenda que você não hesite em comunicar que ainda não definiu seus próximos passos após a demissão, mas esteja ciente da situação. Ela sugere que você compartilhe mais detalhes quando tiver uma compreensão clara dos seus próximos passos na carreira.

Contudo, isso é particularmente útil se as demissões em sua empresa estão chamando atenção da mídia e você está recebendo mensagens de amigos e colegas preocupados.

Mantenha a mensagem concisa

Independentemente do tempo que o demitido passou na empresa, é tentador compartilhar detalhes abrangentes sobre suas experiências. No entanto, é melhor manter sua mensagem concisa e direta. Marlo Lyons, um especialista em coaching de carreira, oferece o conselho de que é melhor adotar a abordagem “menos é mais”.

Ele sugere que você mantenha sua postagem concisa e envolvente, evitando sobrecarregar o espaço com excesso de texto. O objetivo principal é assegurar que as pessoas leiam e compreendam claramente a mensagem que você está transmitindo.”

Expressando gratidão e destacando conquistas

Se sentir genuinamente grato pelas oportunidades e colaborações em seu emprego anterior, é válido expressar essa gratidão. No entanto, evite concentrar todo o seu post apenas em agradecimentos. Em suma, Aneri Desai ressalta a relevância de o demitido dar destaque às suas próprias conquistas também.

Ela observa que é uma ocorrência comum ver pessoas enfatizando a sorte de terem colaborado com uma equipe específica, porém, muitas vezes, esquecem de reconhecer o valor das suas próprias contribuições. Portanto, certifique-se de ressaltar as maneiras pelas quais você agregou valor à empresa.

Seja específico sobre seus próximos passos

Quando estiver pronto para buscar novas oportunidades, seja específico em sua postagem. Em suma, detalhe as habilidades que oferece e quais áreas de trabalho está interessado em explorar, como vendas, gerenciamento de contas, desenvolvimento de negócios, entre outras. No entanto, seja claro sobre o tipo de cargo que você está buscando e se está interessado em trabalhar remotamente ou em um modelo híbrido.

Foi <yoastmark class=

Amplie o alcance de sua postagem

Para maximizar a visibilidade da sua postagem, considere usar hashtags relevantes, como #opentowork, que é frequentemente usada no LinkedIn. Uma vez que essa abordagem pode ajudar a atrair a atenção de recrutadores e conexões valiosas em sua rede, aumentando suas chances de descobrir novas oportunidades.

Coerência em todas as plataformas

Ao compartilhar sua demissão em várias plataformas sociais, certifique-se de manter uma mensagem coesa e consistente. Seja no LinkedIn, Twitter ou qualquer outra plataforma, a mensagem que compartilha deve refletir suas metas e aspirações profissionais. Como observa Marlo Lyons, muitas pessoas vão ler suas postagens antes de considerar contratá-lo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.