Fluxo de caixa: uma ferramenta de gestão na rotina do negócio - Notícias Concursos

Fluxo de caixa: uma ferramenta de gestão na rotina do negócio

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes do seu negócio. Confira apontamentos relevantes para a gestão da sua empresa!

O fluxo de caixa é uma das demonstrações financeiras mais importantes para qualquer negócio, seja de grande ou pequeno porte. Além de seu caráter administrativo, permite a projeção do caixa da empresa.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão que permite acompanhar todas as entradas e saídas do caixa da empresa. Seu controle é bem simples, porém, precisa ser diário, já que, caso não seja alimentado com frequência, não apresentará ao gestor todas as informações possíveis. A partir do uso constante dessa ferramenta é possível obter várias informações valiosas para a boa administração do seu negócio.

Quais informações poderão ser obtidas com essa ferramenta?

Com o uso correto do fluxo de caixa é possível obter inúmeras informações, de forma direta e indireta. Por exemplo, principais datas de pagamento e recebimento, principais produtos e/ou serviços vendidos, data de pagamento dos impostos, obter informações para negociar com os fornecedores e promover estratégias de vendas, entre outras. 

Além de trazer informações atuais também permite projetar o caixa a curto prazo, ou seja, é possível projetar volume de vendas, impostos incidentes sobre essas vendas, despesas e custos. Por exemplo, em uma loja de roupas o fluxo de caixa poderá apresentar qual período do mês ocorrem mais vendas, qual o período ideal para a compra das peças, bem como, quais peças vendem mais ou menos e, a partir desses dados elaborar um fluxo de compra e venda. 

Negociação com fornecedores

Para negociação com fornecedores, o fluxo de caixa poderá informar qual o período de recebimento das vendas realizadas e qual o período de pagamento aos fornecedores, negociando, assim, para que as datas sejam as mais harmônicas possíveis para ambos os lados.

Assim sendo, para as estratégias de vendas e relacionamento com os clientes, é possível implantar um plano de fidelidade baseado na frequência das mesmas, projetar as vendas em datas comemorativas, oferecer descontos etc. 

Como atualizar o fluxo de caixa?

Manter o fluxo de caixa é uma tarefa simples, porém exige assiduidade, ou seja, é uma atividade diária. Caso o fluxo de caixa não esteja atualizado, todas as possibilidades de análise e projeção não poderão ser realizadas. 

A atualização do fluxo de caixa consiste somente no registro de todas as entradas e saídas no caixa da empresa, independentemente de sua natureza. Por exemplo, uma loja de roupas que vendeu um acessório deve realizar o registro dessa venda, mesmo que o valor seja pequeno, bem como, quaisquer gastos que tenham sido pagos com os recursos da empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?