Flashcards favorecem a memória ativa de estudantes

Você já usou flashcards para estudar? Aqui no Notícias Concursos já falamos bastante sobre esse recurso, que pode ajudar concurseiros e pré-vestibulandos.

Em tradução livre, os cartões de memória são criados pelos próprios estudantes que, em seu estudo ativo, reúnem informações importantes para escrever nesses materiais.

O que muitos não sabem é que os flashcards são excelentes em ativar a memória ativa, algo essencial para se lembrar de conteúdos recém-aprendidos.

O que é memória ativa

Ao usar Flashcards, forçamos nosso cérebro a absorver e reter as informações encontradas no verso dos cartões, seguindo a dica que nos é fornecida na frente dos cartões. Este processo ativo exercita nossa memória, que por sua vez estimula a memorização.

É um método muito mais eficaz do que estudar passivamente o material.

Leia mais – Como estudar para o vestibular em casa: confira 5 dicas

Benefícios de curto e longo prazo

A recuperação ativa de informações não apenas melhora nossa memória de curto prazo (por exemplo, ao fazer um exame), mas também nos fornece benefícios de longo prazo. De acordo com especialistas, a maneira mais eficaz de internalizar e reter conhecimento a longo prazo é combinar a recuperação ativa de informações com a repetição de espaço .

Idealmente, os Flashcards devem ser revisados ??em intervalos periódicos. Comece a revisar seus Flashcards diariamente, depois semanalmente, mensalmente e assim por diante. Dessa forma, você acabará absorvendo automaticamente todos os conhecimentos necessários e fortalecendo sua memória ativa.

Esse método é usado inadvertidamente durante o aprendizado, portanto, faz todo o sentido aplicar esse processo natural também ao nosso estudo acadêmico .

Quando começamos a aprender algo novo, nos concentramos em aprender por meio de altos níveis de repetição. Com o tempo, incorporamos esse processo à nossa rotina até que automaticamente comecemos a executá-lo. O uso de Flashcards leva esse processo ainda mais longe, tornando nossa memorização um processo ativo.

E então, se convenceu de que flashcards podem te beneficiar?

Não deixe de ler também – Descubra como fazer mapas mentais para concurso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.