Como estudar para o vestibular em casa: confira 5 dicas

Estudar em casa para é um dos maiores desafios dos vestibulandos que não podem pagar um cursinho pré-vestibular ou professores particulares. No entanto, para muitos, essa é a única opção. Por isso, é preciso ter muita organização, foco e dedicação. Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas dicas de como estudar em casa para o vestibular da melhor maneira e, assim, garantir bons resultados nas provas. Confira!

1. Leia os editais

A leitura dos editais dos exames que você pretende prestar deve vir em primeiro lugar. Os editais são documentos que trazem todos os tipos de informações que o estudante precisa ter acerca das regras do vestibular ou concurso. Além disso, é no edital que o estudante encontrará o conteúdo programático. Portanto, leia atentamente o edital e anote todas as disciplinas e assuntos listados nele, bem como as datas e regras mais importantes.

2. Crie um cronograma

Para se preparar sozinho para o vestibular é preciso ter muita organização e disciplina. Por isso, ter um cronograma de estudos é crucial. Organize os seus dias de estudo a partir do tempo que você tem disponível até o dia da prova e com base no conteúdo programático do edital.

Priorize as matérias e assuntos com os quais você tem mais dificuldade ou que tenha maior peso na nota final. Além disso, evite criar blocos de estudo com duas matérias muito difíceis juntas, pois isso pode trazer um desgaste maior e prejudicar o seu desempenho. O ideal é distribuir todas as matérias e assuntos do edital ao longo das semanas e meses, de uma maneira uniforme.

3. Varie os métodos de estudo

Nos estudos, a qualidade é mais relevante do que a quantidade de horas dedicadas a uma matéria. Portanto, tenha como uma estratégia variar os métodos de estudos. A leitura da teoria muitas vezes pode não ser suficiente para o aprendizado. Então, além de ler o material teórico, faça resumos, exercícios, explique o assunto para um amigo ou familiar. Crie formas alternativas de treinar o que você aprendeu com a leitura.

4. Aposte em filmes, séries e podcasts

O período de preparação para o vestibular pode ser muito árduo e cansativo, mas há estratégias para estudar de maneira mais leve e descontraída. Acompanhar podcasts, ver filmes e séries, por exemplo, ajuda o estudante a aumentar o seu repertório sociocultural, que é crucial para produzir boas redações e saber discutir temas da atualidade. Então busque filmes e séries que abordem questões sociais sérias e busque podcasts sobre as matérias que você precisa estudar para as provas.

5. Revise

Há estudos científicos que comprovam que, para o estudante reter o assunto aprendido, ele deve revisar sempre. Inclua a revisão na sua rotina de estudos como uma tarefa diária, pois apenas a revisão irá garantir que os assuntos estudados não serão esquecidos. Há diversas maneiras de revisar as matérias. Você pode reler resumos, responder provas de anos anteriores ou pode revisar por meio de flashcards, por exemplo.

6. Tenha um ambiente de estudos adequado

Por fim, lembre que é preciso ter um ambiente adequado para estudar com qualidade. Evite ambientes com muitos ruídos externos, busque uma iluminação mais adequada à leitura e dê prioridade a estudar sempre sentado a uma mesa, garantindo uma postura correta. Ambientes visualmente carregados, com muitas cores e itens de decoração podem atrapalhar a sua concentração. Portanto, pense nesses detalhes ao organizar o seu local de estudo.

Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para as provas de vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.