Fique um passo à frente: Como evitar o pesadelo do cartão clonado e proteger suas finanças

O velho golpe está longe de ser extinto

Infelizmente, certas pessoas já enfrentaram uma situação delicada onde acontece do seu cartão clonado ser alvo de bandidos. E apenas se dão conta desse ocorrido quando recebem notificações de transações não autorizadas.

Essa é uma artimanha antiga, que se atualiza constantemente por meio de métodos ilegais utilizados pelos criminosos. Por isso, esse artigo, forneceremos sugestões simples, mas eficazes para evitar o cartão clonado.

Informações alarmantes

A PSafe, uma empresa especializada em segurança digital, conduziu uma pesquisa com dados alarmantes. Um em cada seis cidadãos brasileiros já enfrentou o incômodo de identificar compras indevidas. Ademais, 73% dos participantes da pesquisa expressaram receio de realizar compras online devido a golpes.

Entretanto, por meio de cautela e ações preventivas, é possível evitar esse problema, tanto nas transações físicas quanto nas virtuais. Veja a seguir como proceder.

Descubra mais sobre a fraude do cartão clonado

A falsificação de cartões ocorre quando os delinquentes obtêm acesso às informações do seu cartão. Portanto, se eles tiverem conhecimento do seu nome completo, número do cartão, data de validade e código de segurança, possuem todos os elementos necessários.

Com esses dados, por exemplo, é viável criar uma cópia do cartão e realizar transações online. Antigamente, quando os chips ainda não existiam, era bastante comum utilizar a faixa magnética – aquela faixa preta localizada na parte de trás do instrumento financeiro – para executar esse tipo de golpe. Dessa maneira, quando os clientes passavam o cartão para concluir uma compra ou sacar dinheiro em um caixa eletrônico, as informações eram copiadas.

O phishing

Atualmente, os chips representam uma barreira adicional para evitar que essas informações sejam roubadas dessa forma. No entanto, os fraudadores encontraram outras formas de obter acesso às informações das vítimas. O phishing é um exemplo disso.

Com esse tipo de golpe, os criminosos tentam “enganar” as vítimas para obter suas informações. Eles utilizam “armadilhas” falsas, muitas vezes na forma de promoções bastante atraentes.

Essas promoções direcionam para páginas que visam capturar os dados dos clientes, principalmente os dados dos cartões. Além disso, existem outras formas de clonagem, como o compartilhamento de informações em redes sociais e aplicativos de mensagens.

Fornecimento de dados

É extremamente perigoso fornecer os dados do seu cartão, especialmente fotos da frente e de trás do mesmo. Os hackers podem obter acesso ao seu telefone e obter essas fotos, caso você confie em alguém do outro lado. Portanto, evite fazer isso.

Registrar um cartão em um aplicativo também pode levar à captura dos dados da vítima, principalmente se o aplicativo não for legítimo. Isso pode ocorrer, por exemplo, em certos jogos para celular criados com essa finalidade.

Compras presenciais

Nas compras presenciais, os golpistas podem cometer “erros” ao inserir os dados das compras em uma máquina de cartão. Assim, se você não estiver atento, eles podem obter o seu PIN, deixando em branco o campo onde deveria ser especificado o valor.

A pessoa, então, retira a máquina com a senha exposta, enquanto o cartão é clonado. Em breve, os criminosos terão todas as informações de que precisam.

Fique um passo à frente: Como evitar o pesadelo do cartão clonado e proteger suas finanças
O velho golpe está longe de ser extinto – Imagem: Canva

Foi vítima do cartão clonado? Conheça as medidas a serem tomadas

A serenidade é fundamental ao ser notificado sobre uma transação indevida. Essa situação pode ser resolvida, portanto, caso não saiba como agir diante de um cartão de crédito clonado, siga algumas orientações:

  • Interrompa ou cancele imediatamente o seu cartão, pois isso evitará que outras compras sejam efetuadas;
  • Em seguida, verifique quais transações não são suas. Entre em contato inicialmente com a loja. Caso se recusem a fazer o estorno, o próximo passo é entrar em contato com o banco;
  • Informe ao banco que o cartão foi clonado e detalhe as compras indevidas. Os responsáveis iniciarão um processo de contestação para reembolsar o valor e emitir um novo cartão.

Se preferir, em casos de compras físicas, é possível registrar um boletim de ocorrência (BO) informando a clonagem do seu cartão. Isso fornecerá mais suporte para reverter a transação. Algumas cidades permitem o registro do BO online, o que permite obter o documento rapidamente para maior proteção.

Outras precauções

É possível proteger-se contra-golpes de clonagem de cartão adotando algumas medidas básicas em seu cotidiano. O primeiro passo é utilizar cartões virtuais ao fazer compras online em sites e aplicativos. Esses cartões funcionam como uma “réplica” do cartão físico, mas possuem números e datas de validade diferentes. Dessa forma, seus dados ficam protegidos e você evita problemas com clonagem de cartões.

Outra dica importante é verificar os links recebidos por e-mail e mensagens de texto. Mesmo que a promoção pareça incrível, evite clicar em algo desconhecido. Sempre pesquise a loja na internet e busque ofertas diretamente no site da empresa.

Ao realizar uma compra em um site ou aplicativo desconhecido, pesquise previamente sobre a reputação da marca em sites como Reclame Aqui. Além disso, instale um antivírus em seu computador e celular para receber notificações sobre qualquer atividade suspeita, como links falsos ou tentativas de invasão ao dispositivo.

Nunca compartilhe informações do seu cartão por mensagem de texto ou telefone, mesmo que conheça a pessoa. Esses dados são altamente sensíveis e não é seguro enviá-los a ninguém.

Ao fazer compras pessoalmente, evite desviar o olhar do seu cartão para não ser fotografado. Além disso, antes de digitar sua senha, verifique o que está sendo exibido na tela para não expor informações indevidamente.

Por fim, em casos de suspeita de clonagem do cartão, verifique regularmente seus extratos bancários e faturas. Dessa forma, caso identifique uma transação indevida, poderá agir prontamente e tomar todas as medidas necessárias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.