Por que as empresas fintech estão mudando o mundo? Conheça mais sobre elas

A tecnologia financeira, mais conhecida como fintech, tem conquistado o mundo dos negócios desde seu início, há vários anos. O ano de 2015 teve o auge com algumas “startups” se transformando no próximo “boom” da tecnologia.

O “boom” das fintechs

Hoje em dia, mais do que nunca, empresas do tipo estão fazendo suas grandes contribuições para o setor financeiro. Dessa forma, muda o seu curso com ideias inovadoras que nos ajudam nos aspectos mais complexos do nosso dia a dia.

Com o aumento da concorrência, muitos dos clientes dos diversos segmentos das fintechs, buscam serviços com excelência na qualidade. Assim, os empreendedores devem se concentrar no desenvolvimento da tecnologia e no atendimento ao cliente.

Abaixo, vamos dar uma olhada mais de perto no que é realmente uma empresa fintech, bem como isso tem perturbado o sistema de finanças em todo o mundo. Confira.

O que é fintech?

Atualmente, algumas pessoas definem o termo como o movimento contracultural do empresário de tecnologia. Dessa forma, tem-se a intenção de derrubar a regulamentação pesada dos bancos e empréstimos tradicionais, tal como da forte resistência à mudança.

O resultado é o envio e o recebimento de dinheiro mais fácil entre contas. Ademais, em termos mais simples, a fintech é um grupo de empresas que constituem uma indústria que usa a tecnologia para criar um sistema financeiro eficaz e eficiente.

Com o aumento da concorrência, muitos dos clientes dos diversos segmentos das fintechs, buscam serviços com excelência na qualidade
Com o aumento da concorrência, muitos dos clientes dos diversos segmentos das fintechs, buscam serviços com excelência na qualidade – Foto: Canva Pro

Essa indústria é composta por empreendimentos que fornecem serviços como:

  • Transferência de dinheiro;
  • Processamento de pagamentos;
  • Criptomoeda;
  • Empréstimos ponto a ponto;
  • Plataformas de negociação e de ações.

Da mesma forma, os processos que envolvem esses serviços, antes feitos por pessoal de back office, agora são feitos por Inteligência Artificial (IA). Assim, a modernidade trabalha a favor dos usuários dos serviços financeiros.

Como as fintechs estão mudando o mundo

Como citado, essas empresas passaram a facilitar os processos financeiros em geral. Mas, algumas operações e ferramentas podem ser destacadas mais do que as outras. Entre elas estão:

Pagamentos online

Os pagamentos online e em tempo real revolucionaram a forma como as pessoas gerenciam seus saldos de contas e fluxo de caixa. No mundo atual da automação, os consumidores estão buscando facilidade de uso e conveniência em tudo o que fazem – de compras online a serviços bancários.

Todos sabem que as instituições financeiras estão ficando para trás no que diz respeito à simplicidade na prestação de seus serviços. Esta é a razão pela qual a fintech ganhou espaço no pagamento online.

Grande ferramenta de alavancagem

A tecnologia é uma grande ferramenta equalizadora que permite às novas empresas do tipo competir lado a lado com empresas maiores e mais estabelecidas. Agora os clientes podem ver como os bancos comunitários menores aumentam sua participação no mercado usando inteligência artificial. Ademais tem também os processos operacionais integrados que tornam isso mais fácil a cada dia.

Inteligência artificial na fintech

AI está ajudando os clientes a obter o melhor serviço possível. Ela ajuda as empresas a melhorar seus produtos existentes e, ao mesmo tempo, agilizar o processamento, agendamento, facilitação de pagamentos e muitos outros serviços. Estes, antes demoravam muito tempo quando as fintechs ainda eram desconhecidas.

Melhorando a experiência

Os compradores online sentiram um aumento na obtenção da melhor experiência de compra, pois o pagamento e as informações sobre novos produtos são instantâneos. O avanço da tecnologia também tornou a experiência de compra mais satisfatória, fornecendo medidas de proteção e segurança.

Empréstimos facilitados na fintech

O setor de empréstimos também se beneficia das maravilhas que a fintech trouxe para a vida de seus usuários. O modelo de negócios anterior de empresas de crédito se dava quando um banco fazia a mediação entre um cliente e um tomador de empréstimo.

Assim, as empresas fintechs eliminaram totalmente a necessidade de um intermediário. Portanto, isso reduziu muito o custo do empréstimo.

Os compradores online sentiram um aumento na obtenção da melhor experiência de compra, pois o pagamento e as informações sobre novos produtos são instantâneos
Os compradores online sentiram um aumento na obtenção da melhor experiência de compra, pois o pagamento e as informações sobre novos produtos são instantâneos – Foto: Canva Pro

Os novos modelos de empreendimentos têm mudado o mundo dos negócios com suas ideias inovadoras. Essas empresas facilitam a vida de todos no espaço digital.

Além disso, essa facilidade e conveniência serão muito mais valiosas se for adicionado um design que seja atraente e envolvente para seus usuários finais. Quanto melhor se fornecer soluções, mais felizes os clientes ficarão.

Banco digital

Anteriormente, a confiança do consumidor nas instituições financeiras dependia da infraestrutura física. No entanto, esse sentimento está mudando agora devido ao surgimento da fintech no setor bancário.

Ela está facilitando novos processos de back-end bancário, oferecendo soluções direcionadas a clientes e empresas de varejo. Assim, está trazendo vários aplicativos e revolucionando a maneira como os usuários acessam suas finanças. Portanto, a seguir, explanaremos como vem acontecendo a mudança no setor bancário.

Tecnologia Smart Chip

Os cartões Smart ATM podem ajudar significativamente a minimizar as perdas financeiras. A tecnologia utiliza uma senha de uso único para cada transação, garantindo segurança de alto nível.

Banco móvel

O uso crescente de smartphones está incentivando os bancos a criar e lançar aplicativos móveis. Esses aplicativos permitem que os clientes transfiram fundos, verifiquem depósitos e o saldo de suas contas com alguns cliques simples.

Sensores biométricos

Os ATMs biométricos usam aplicativos móveis coesos, dispositivos de impressão digital e ferramentas de reconhecimento facial para identificar o proprietário. Assim, tendo ou não o cartão do caixa eletrônico, é possível ainda pode acessar os fundos prontamente.

Carteiras eletrônicas da fintech

Samsung, bem como PayPal e Apple Pay são as principais empresas de carteiras eletrônicas de 2021. Elas permitem que se faça pagamentos, pague contas de serviços públicos, reserve passagens e receba remessas. As pessoas podem ganhar liberdade econômica e poder de decisão mais substancial com excelentes opções de financiamento.

O cenário atual está utilizando tecnologia digital para transformar os serviços financeiros. Conquanto, as empresas estão investindo em sistemas do tipo para garantir uma gestão eficiente das finanças.

Da mesma forma, estão aproveitando as previsões econômicas para tomar decisões de financiamentos. Simultaneamente, os institutos financeiros estão atendendo aos clientes incorporando a fintech como ponto principal de investimentos. Portanto, é hora de aumentar seu conjunto de habilidades, conhecimento e experiência para acompanhar o crescimento da indústria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.