Quando o programa Desenrola vai ficar pronto? Esta é uma pergunta que ninguém sabe responder ainda. Nem mesmo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Perguntado nesta semana sobre a data do lançamento do projeto que prevê a renegociação de dívidas, o chefe da pasta econômica disse que não sabe indicar tal informação até agora.
“Eu não sei avaliar quanto eles vão precisar para fazer o sistema, mas está encomendado”, disse o Ministro da Fazenda. “Entregue o sistema e testado, ele vai para o ar para a gente ajudar as famílias a resolver o problema do CPF negativado no Serasa”, seguiu Fernando Haddad em conversa com jornalistas.
O Desenrola foi uma das principais promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições do ano passado.
A ideia consiste basicamente em ajudar cidadãos inadimplentes na tarefa de renegociar dívidas com credores.
Neste sentido, o Governo está trabalhando na construção de um novo sistema automatizado.
“A gente liberou a contratação do software. É um sistema complexo, porque é uma dívida privada. Não é uma dívida que envolve o poder público. É uma financeira, é um banco, é uma concessionária de serviços públicos e uma pessoa que está com o nome negativado no Serasa”, disse o Ministro.
A reunião
Na última segunda-feira (6), Fernando Haddad participou de um encontro com o presidente Lula no Palácio do Planalto.
A reunião durou pouco mais de duas horas e teve o lançamento do Desenrola como uma das principais pautas.
Na ocasião, o chefe de estado deu o aval para que o Ministro seguisse capitaneando o projeto.
“O modelo foi validado, o desenvolvimento do sistema vai ser contratado e nós vamos lançar o programa quando o sistema estiver pronto”, disse Haddad em conversa com jornalistas logo depois da reunião com Lula na última segunda (6). Ele disse que já existem pessoas no seu Ministério tratando do caso.
“O Secretário Marcos Barbosa Pinto ficou encarregado de tocar o programa. Ele saiu até antecipadamente da reunião para tratar disso e para dar uma previsão de quando o sistema ficará pronto”, complementou. Até aqui, o secretário em questão segue sem dar uma previsão.
Dados mais recentes do Serasa apontam que mais de 70 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência.
Contudo, nem todos poderão fazer parte do Desenrola.
O Ministro Haddad afirmou que a liberação deste programa vai ser feita apenas para quem ganha até dois salários mínimos, e que tenha dívidas de até R$ 5 mil.
Desenrola
A questão da data de lançamento do programa Desenrola é motivo de preocupação para milhões de brasileiros.
Quanto mais tempo o Governo demora para concluir o desenvolvimento do sistema, maior a dívida vai ficar.
Além disso, é possível que a espera pelo programa não traga frutos.
Vale lembrar que nenhuma empresa é obrigada a participar do sistema e muito menos a conceder descontos especiais para negociações.
De todo modo, o Governo Federal vem afirmando que o programa Desenrola vai conseguir retirar milhões de pessoas da situação de inadimplência.
Ao cidadão, resta aguardar para saber o que acontecerá.