Filósofos que marcaram a história: confira!

Descubra!

Filósofos que marcaram a história: descubra quais são eles

A filosofia é uma disciplina muito importante, principalmente para quem vai prestar um determinado vestibular ou quer fazer a prova do ENEM.

Existem alguns filósofos que, devido à uma grande importância, são abordados com mais frequência do que outros.

Assim, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com alguns do filósofos que marcaram a história. Vamos conferir!

John Locke

John Locke foi um pensador inglês que viveu na segunda metade do século XVII. O filósofo adquiriu fama a partir do desenvolvimento da sua teoria da “tábula rasa”, por meio da qual o pensador argumentava que os homens vinham ao mundo como uma “tábula rasa”, ou seja, sem ideias inatas.

Dessa forma, o conhecimento adquirido ao longo da vida seria, posteriormente, gravado sobre essa tábula.

Parmênides

Parmênides foi um filósofo pré-socrático que viveu entre os anos de 530 a.C. e 460 a.C..

O pensamento de Parmênides estava centrado no “ser”, uma vez que ele afirmava que os movimentos não eram constantes e que, assim, um homem não poderia ser “ser” e “não ser” ao mesmo tempo.

Galileu Galilei

Galileu Galilei foi um importante filósofo e pensador italiano da Idade Moderna. Galilei nasceu em 1564 e é, devido à relevância de suas contribuições, considerado o “pai da ciência moderna”.

Francis Bacon

Francis Bacon foi um pensador inglês que viveu no século XVI e que é conhecido por ser um dos fundadores do método indutivo, fundamento da ciência moderna.

Friedrich Nietzsche

Friedrich Nietzsche nasceu no ano de 1844, na Alemanha. Nietzsche estudou uma grande quantidade de tópicos dentro da filosofia, como a moral e a razão.

O pensador questionou as concepções moral e a razão da sua época para, sobretudo, estabelecer uma relação entre cultura e civilização. Para Nietzsche, a cultura estaria relacionada aos progressos materiais feitos pela civilização. A segunda, por sua vez, não estaria relacionada ao materialismo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.